Agropecuária

Caiado e Gracinha destacam avanços da agricultura familiar na edição Agro é Social em Anápolis

Caiado e Gracinha destacam avanços da agricultura familiar na edição Agro é Social em Anápolis
Caiado e Gracinha destacam avanços da agricultura familiar na edição Agro é Social em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado e a coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, participaram nesta sexta-feira (5/12), em Anápolis, do encerramento de mais uma edição do Agro é Social, que beneficiou os 28 municípios da Regional Rio das Antas. O programa, que integra as ações do Goiás Social, promove desenvolvimento regional, empreendedorismo rural, inclusão produtiva e geração de emprego e renda. Nesta edição, foram 1.233 produtores capacitados, 991 cartões entregues e R$ 4,9 milhões investidos pelo Governo de Goiás.

Durante o evento, Caiado destacou sua ligação com o setor rural e lembrou como encontrou a estrutura da agricultura goiana ao assumir o governo. “Não é de um dia para a noite, mas é o passo a passo, levando a mão forte do governo para as pessoas. Para que elas saibam que a mão do Estado está ali para ajudar. Esse é o novo momento da Emater”, afirmou, ao destacar o investimento em qualificação e acompanhamento das famílias rurais.

O governador também reforçou o compromisso do estado com os pequenos produtores, citando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e novas iniciativas: “Só Goiás tem um programa de aquisição de alimentos como esse. Temos também o plano de aquisição do leite. São 47 milhões de reais repassados a vocês. Só hoje foram 5 milhões. E o nosso cartão tem fundo, nós temos café no bule. Hoje vocês estão sentindo a presença do Estado”.

A primeira-dama Gracinha Caiado ressaltou o impacto social do programa e os resultados alcançados. “O Agro Social traz um impacto muito grande para as famílias. Ele oferece qualificação, oportunidade e ferramentas para que as pessoas mudem o rumo de suas vidas. Em um estado que é o terceiro maior produtor de grãos do Brasil, mostramos que o pequeno produtor e a agricultura familiar também fazem parte do agro goiano”, afirmou. Ela ressaltou ainda que a qualificação é decisiva para romper o ciclo da pobreza: “O Agro Social permite que pequenos produtores trabalhem melhor, produzam mais e com mais qualidade. É assim que mudamos a renda das famílias e garantimos autonomia”.

A solenidade também contemplou ações do Agro é Social Jovem, que entregou, em parceria com o Colégio Tecnológico do Estado de Goiás (Cotec), 72 cartões do Crédito Social e destinou R$ 350 mil para incentivar projetos produtivos entre jovens da região.

Leia Também

O vice-governador Daniel Vilela reforçou a importância de levar a rede de proteção social ao campo e destacou o papel da Emater e dos extensionistas na estratégia do governo. “Não é simplesmente transferência de renda. Primeiro, oferecemos conhecimento e qualificação por meio dos extensionistas da Emater; depois, o recurso chega para potencializar a produção, preferencialmente comprada no próprio município, fortalecendo a economia local. É o maior programa de inclusão produtiva do Brasil”, disse.

O secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Pedro Leonardo Rezende, reforçou que o Agro é Social amplia o acesso a mercados, crédito e capacitação. “Tudo isso foi idealizado para que a agricultura familiar também pudesse se desenvolver diante das oportunidades que o agronegócio oferece”, afirmou. Já o presidente da Emater, Rafael Gouveia, apresentou o balanço anual: “Chegamos a 47 milhões de reais investidos em Goiás. Isso demonstra que o agro é nossa base econômica, mas também é social. Aqui ninguém fica para trás”, ressaltou.

O prefeito de Anápolis, Márcio Correa, agradeceu o apoio do governo estadual e ressaltou a importância de políticas públicas como o Agro é Social. “Não há programa que dê mais dignidade do que aquele que garante liberdade econômica e oportunidade para que cada cidadão desenvolva sua vocação”, afirmou.

O impacto direto do programa também é percebido pelos produtores atendidos. Entre eles está Lucilene Rodrigues do Nascimento, que trabalha na horticultura há 30 anos e, pela primeira vez, recebeu apoio do governo. “É a primeira vez que recebo esse apoio. Foram dois dias de curso. Aprendi muita coisa”, comentou a produtora de Goianápolis.

Premiação
Durante a solenidade, Caiado, Gracinha e Daniel fizeram a entrega do Prêmio Goiás Agro, que reconhece prefeituras com iniciativas de destaque em sustentabilidade, assistência técnica, infraestrutura rural e inclusão produtiva. Entre os municípios vencedores estão Abadiânia, Aparecida de Goiânia, Caturaí, Cristianópolis, Formosa, Goiás, Iaciara, Itumbiara, Mambaí, Nerópolis, Rio Verde, Silvânia e Urutaí.

Foto: Rômulo Carvalho e Cristiano Borges


Leia mais sobre: / Agropecuária

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares