Pesquisas, estudos técnicos, conteúdos de inteligência competitiva e muita informação para o pequeno empresário rural, tudo isso à distância de um clique. Esse é o portal do Polo Sebrae Agro, uma plataforma que foi criada e pensada para oferecer ao produtor, no campo e fora dele, soluções para alavancar seu negócio. A arquitetura do site foi desenvolvida de forma simples, possibilitando fácil navegação.
O coordenador do Polo, Douglas Paranahyba de Abreu, explica que os conteúdos do portal são criados por uma equipe especializada no tema. De acordo com ele, o Polo Sebrae Agro possui um núcleo de especialistas de 28 gestores agro, dos Sebrae das 27 unidades federativas e do Sebrae nacional. “Essa equipe nos sugere temas para produção de material de inteligência competitiva a partir de uma visão dos pequenos negócios. São temas relevantes para o agronegócio, que mostram possibilidades, alternativas de produção e técnicas com foco em melhoria de processos de gestão e acesso a mercado”, explica Douglas.
Douglas acrescenta que os assuntos são elaborados a partir de uma visão do campo, da realidade que o produtor enfrenta. “Nosso núcleo de especialistas na ponta, observa as dificuldades e traz os gargalos que o pequeno empresário rural, de determinada região, enfrenta. A partir daí um material com dados e informações relevantes é desenvolvido, com foco em apresentar soluções e novas oportunidades”, destaca o coordenador.
Publicações abordam assuntos da agricultura de todo o país
No site é possível acessar a aba publicações, que foi dividida em cinco principais tópicos: boletim de tendências, caderno de tendências, pesquisa de redes sociais, potencial de mercado e relatório de inteligência. Douglas fala que nessas cincos abas é possível conferir os mais diversos assuntos do agronegócio. “No boletim de tendências, por exemplo, falamos sobre ‘Ferramentas e tecnologias de gestão para a agricultura familiar’, também tem material que aborda a ‘A produção e venda de cajuína como oportunidade de negócio’. Os assuntos são os mais variados e contemplam as cinco regiões do país”, lembra o coordenador.
Já na aba “relatório de inteligência” os especialistas trazem dados e estudos que falam de defensivos, diversificação de culturas, estiagem, turismo rural, estação de monta, entre outros assuntos. “Como é possível ver, os assuntos são diversificados justamente para atender todo tipo de produtor. Queremos ter um portal onde o pequeno empresário rural sabe que vai encontrar informações confiáveis”, pontua Douglas.
Leia Também
Centro de inteligência à disposição do pequeno produtor
O Polo foi criado com o foco em ajudar o pequeno e médio produtor a alcançar sucesso de ponta a ponta na operação rural. A iniciativa completou um ano no mês de março e tem o objetivo de gerar transformação e levar soluções, inteligência e serviços para as cadeias produtivas do agronegócio. Goiás, como um dos celeiros agrícolas do país, foi o estado escolhido para guiar o projeto. O objetivo é proporcionar a cada estado o que a soma de todas as regiões possui de melhor no segmento.
O coordenador do Polo Sebrae Agro destaca que a inciativa é um centro de inteligência do Sistema Sebrae, que trabalha de forma estratégica para melhor atender os pequenos produtores. “Por ser um centro de inteligência e referência no tema agro para o sistema Sebrae, o Polo busca mitigar problemas de acesso à informação sobre atuação agro do Sebrae para parceiros e clientes”, diz Douglas Paranahyba.
O Sebrae reuniu a experiência de 50 anos e a concentrou em um único lugar com um propósito específico: construir as melhores soluções para transformar os pequenos negócios. “Com gestão em rede, o Polo Sebrae Agro conecta os produtores rurais com as melhores práticas do agronegócio de todo o território brasileiro”, enfatiza Douglas.
Leia mais sobre: Sebrae / Sebrae GO / Agropecuária / Economia