Cidades • atualizado em 06/06/2022 às 16:37

Após 2 anos suspensa, Festa da Mexerica em Goialândia volta com muita música e diversão

Após dois anos suspensa por conta da pandemia da Covid-19, a prefeitura de Anápolis promoveu, mais uma edição da Festa da Mexerica, no distrito de Goialândia. A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura preparou uma programação que agitou todo o final de semana com música ao vivo, exposição de carros antigos, oficinas de empreendedorismo, palestras, além de comidas típicas e atrações culturais.

As atividades começaram cedo, na sexta, com muita diversão para as crianças da Escola Municipal Professor Jesus Duarte. Teve pula-pula, escalada e pintura por meio da Escola Viva. Durante a tarde, foi o encerramento do curso “Cozinha rural: processamento caseiro da mexerica”, parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sindicato Rural de Anápolis.

Na sexta também aconteceu a oficina “Empreender no Campo”, realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para produtores, comerciantes e empreendedores da região na Sala do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. O Wender Rodrigues, que reside numa fazenda nas proximidades de Goialânida, produz mexerica e participou do momento. “A parte teórica é muito importante para me aperfeiçoar. Meus produtos abastecem, por exemplo, cidades como Anápolis e Goiânia. Essa oficina de qualificação veio em boa hora”, completa.

À noite, a Orquestra de Violeiros movimentou a festa com muita simpatia e música à moda antiga; e logo depois ocorreu a escolha da nova Rainha da Mexerica 2022, que levou o público ao delírio. A vencedora foi Isabela Borges, enquanto a primeira princesa foi Luiza Santana e a segunda, Giovana Gomes.

Já no sábado, os ciclistas acordaram cedo e participaram da trilha da Mexerica, trajeto de bike entre a Vila Fabril e Goialândia. O percurso foi de 25 km e na chegada ao distrito teve café da manhã para os atletas. “Não foi difícil. Fico feliz por participar com meus amigos desta data comemorativa. Também agradeço a recepção”, conclui a ciclista Ana Alice dos Santos.

Leia Também

Na programação noturna, no encerramento da festa, destaque para a exposição de carros antigos, que impressionaram tanto os visitantes quanto os moradores de Goialândia em uma parceria com a Associação de Proprietários de Carros Antigos (Apcar), e a apresentação da banda da PM Show Goiás, com repertório que relembrou sucessos da década de 80 e agradou ao público.

De acordo com o secretário de Indústria, Comércio, Inovação, Trabalho, Turismo e Agricultura, Alex Martins, a Festa da Mexerica valoriza a cultura e economia da região. “Temos aqui um polo que vende muito desta fruta para o país inteiro. Sem dúvidas Goialândia é a capital da mexerica”, afirma.

Já o subprefeito do distrito de Goialândia, José Guedes, ressaltou que a realização da festa chega para fortalecer o comércio e trazer visitantes para conhecer a região. “Temos aqui cerca de 40 produtores de mexerica. Essa data é memorável com toda certeza. Agradeço a todos que colaboram para essa festa”, finaliza.

Produção

Anápolis ocupa a primeira posição entre os maiores produtores de mexerica de Goiás e a sexta em todo o país. O distrito de Goialândia é um dos protagonistas do desenvolvimento econômico da região, onde estão instaladas grandes fazendas, mas também pequenos produtores da agricultura familiar.

Segundo dados de 2021 da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Anápolis produziu cerca de 24,5 mil toneladas, com área de plantio de 976 hectares e produção de 25 toneladas por hectare, de acordo com último levantamento da pasta.

Leia também:


Leia mais sobre: / / / Anápolis / Cidades

Recomendado Para Você