PUBLICIDADE

Aparecida de Goiânia anuncia suspensão do escalonamento regional após redução de casos de Covid-19

O comitê levou em consideração a estabilidade no número de casos da Covid-19 e na ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Aparecida. (Foto: Prefeitura de Aparecida de Goiânia)

O Comitê de Prevenção e Enfrentamento à Covid-19 de Aparecida de Goiânia decidiu na última quinta-feira (8), suspender o Isolamento Social Intermitente por Escalonamento Regional a partir da próxima segunda-feira (12). Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, no município houve uma redução de casos de Covid-19, e para oficializar a suspensão, uma nova portaria deverá ser divulgada pela prefeitura ressaltando as regras que ainda precisam ser seguidas pelos moradores e comerciantes.

O comitê levou em consideração a estabilidade no número de casos da Covid-19 e na ocupação de leitos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Aparecida. O prefeito Gustavo Mendanha ressalta a importância de todos continuarem com os devidos cuidados.

PUBLICIDADE

”Com a estabilidade e desaceleração de casos e com a lotação dos leitos de UTI em torno de 60%, estamos avançando mais um passo. Porém, todos devem continuar adotando medidas preventivas como uso da máscara, lavar as mãos com frequência e, sobretudo, não promover aglomerações”, disse Gustavo Mendanha, prefeito de Aparecida de Goiânia.

Em Aparecida, o isolamento foi adota há 132 dias para conter a disseminação do coronavírus. Dividido em fases, o modelo de isolamento permitiu o funcionamento do comércio em macrozonas e dias alternados.

PUBLICIDADE

Ainda segundo o prefeito Gustavo Mendanha, a fiscalização segue normalmente para evitar que as medidas sanitárias sejam descumpridas no município. ”Nossos fiscais estarão nas ruas, nos comércios para fazer cumprir o que diz a legislação. Precisamos que todos entendam este momento e colabore, a pandemia ainda não acabou”, destaca.

Leia Também

Gustavo disse ainda que a forma de escalonamento manteve a economia ativa no município e também evitou demissões.

PUBLICIDADE

Em entrevista, o Superintendente de Atenção em Saúde de Aparecida de Goiânia, Gustavo Assunção, disse que o escalonamento regional tem um caráter educativo, que envolve a todos. Gustavo ainda ressalta que o escalonamento foi algo concebido em consenso de todos, entre prefeitura, Ministério Público, moradores e comerciantes.

O superintende ainda afirma que no momento o cenário do município de Aparecida permite a suspensão do escalonamento, mas reforça o pedido para a população continuar seguindo as regras e medidas preventivas, pois, se acontecer de novos aumentos de casos da Covid-19, o município retorna com o escalonamento novamente.

Vacinação

Até o momento, Aparecida já aplicou mais de 230 mil doses de vacinas contra Covid-19. A cidade imuniza todos os grupos prioritários estabelecidos pelo Ministério da Saúde , conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). No momento, além desses grupos são vacinadas as pessoas a partir dos 40 anos de idade.

Para atender a demanda, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) montou dois postos de vacinação que atendem na modalidade drive-thru e ainda disponibiliza a imunização em cinco UBS’s em diferentes regiões do município.

Leia também:

Leonardo Calazenço: