Após 14 dias de lockdown parcial em Aparecida de Goiânia, a Prefeitura decidiu mudar a estratégia e retornar ao escalonamento regional a partir da próxima segunda-feira (15/03). A possibilidade da volta do isolamento social intermitente já havia sido antecipada ao jornal Diário de Goiás – parceiro do site Altair Tavares – pelo secretário de Saúde, Alessandro Magalhães. A reunião que definiu a medida foi realizada nesta sexta-feira (12/03). O modelo será apresentado para outras Prefeituras da Região Metropolitana em uma reunião que acontecerá na manhã deste sábado (13/03).
A decisão foi tomada pelo Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus de Aparecida de Goiânia. “Os membros do Comitê decidiram pela volta do isolamento social intermitente por escalonamento regional como parte da estratégia para reduzir o contágio da doença na cidade”, pontuou a nota encaminhada à imprensa. O modelo já havia sido utilizado na primeira onda da pandemia entre junho e agosto e se baseava em um método adotado em Israel e consistia no fechamento regional do comércio em determinados dias e horários, não alcançando toda a cidade. A população à época aprovou.
A Prefeitura de Aparecida deve apresentar a proposta para os demais municípios. Goiânia já havia levantado a possibilidade de implantar o mesmo sistema na capital, tendo apoio dos empresários. “Desde o começo desta pandemia defendemos um modelo de Aparecida de Goiânia que adotou o modelo de Israel: dividiu os municípios por zona, faixa e impacto. De acordo com o que cada região estava com o maior ou menor índice de contaminação ou maior disponibilidade de leitos a cidade de Aparecida diminuiu a atividade da região. Eu penso que é o que Goiânia tem que adotar porque a nota-técnica tá muito bem feita diga-se por sinal, para o Estado inteiro, então ele pega um município de 5 mil habitantes, mas pega Goiânia de 1 milhão e 200, 300 habitantes”, pontuou o presidente da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Marcelo Baiocchi em entrevista ao Diário de Goiás à época.
O Comitê de Prevenção e Enfrentamento ao novo Coronavírus em Aparecida se reuniu na tarde desta sexta-feira, (12/03), para avaliar o cenário epidemiológico da cidade e elaborar a estratégia após os 14 dias de suspensão das atividades econômicas não-essenciais iniciada em 1° de março. Os membros do Comitê decidiram pela volta do isolamento social intermitente por escalonamento regional como parte da estratégia para reduzir o contágio da doença na cidade. O modelo foi adotado entre junho e agosto de 2020 e obteve a adesão de 98% da população. O modelo também será apresentado às demais cidades da região metropolitana de Goiânia.
Leia Também
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia