Aparecida de Goiânia

Aparecida é a 6ª melhor cidade do país em saneamento, afirma Instituto Trata Brasil

Vilela anuncia 12 nomes para compor o secretariado em Aparecida
Vilela anuncia 12 nomes para compor o secretariado em Aparecida

Prefeito Leandro Vilela destaca importância dos investimentos do governo Caiado e Daniel Vilela. Município subiu 11 posições no ranking nacional, alcançou nota 9,61

Aparecida de Goiânia figura entre as dez cidades com melhor saneamento básico do Brasil, segundo o Ranking do Saneamento 2025, divulgado nesta terça-feira (14) pelo Instituto Trata Brasil em parceria com a GO Associados. O levantamento analisa os 100 maiores municípios do país com base nos dados oficiais de 2023 e posiciona Aparecida na 6ª colocação nacional, à frente de dezenas de capitais e ao lado de cidades como Campinas, Limeira, Niterói, São José do Rio Preto e Franca.

De acordo com o estudo, o município alcançou nota final de 9,61, uma das mais altas entre todas as cidades avaliadas. O desempenho consolidou Aparecida como uma das que mais evoluíram no país, com salto de 11 posições em relação ao ranking anterior, quando ocupava o 17º lugar.

Levantamento

O ranqueamento é elaborado com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento Básico (SINISA), ano-base 2023, divulgados pelo Ministério das Cidades, com metodologia desenvolvida pela GO Associados. Desde 2009, o Instituto Trata Brasil monitora os principais indicadores dos grandes centros urbanos, dando visibilidade a um problema histórico no país: hoje, cerca de 32 milhões de brasileiros ainda vivem sem acesso à água potável e quase 90 milhões não têm coleta de esgoto.

Em Aparecida, esse cenário vem sendo transformado com planejamento, investimentos contínuos e parcerias estratégicas. Em 2009, por exemplo, quando Maguito Vilela assumiu a Prefeitura, o município figurava entre os piores do país no ranking. Desde então, as gestões municipais vêm revertendo essa realidade com ações estruturantes.

Leia Também

A partir de 2019, os avanços se intensificaram com o apoio do Governo de Goiás, por meio do governador Ronaldo Caiado e do vice-governador Daniel Vilela. Um dos marcos desse esforço é a implantação dos linhões da Barragem do Ribeirão João Leite, que ampliaram significativamente o fornecimento de água tratada em dezenas de bairros, especialmente os mais periféricos — viabilizando, inclusive, outras melhorias como pavimentação.

Os números comprovam o salto de qualidade: Aparecida atende hoje 96,98% da população com água tratada, coleta esgoto de 86,76% dos moradores e trata 93,97% do volume coletado. Além disso, ocupa o 3º lugar nacional entre os municípios que mais investem por habitante em saneamento, com média anual de R$ 420,99 entre 2019 e 2023. A cidade também apresenta um dos menores índices de perdas na distribuição de água: 31,88%.

Para o prefeito Leandro Vilela, o reconhecimento nacional comprova que Aparecida voltou ao caminho certo.

“É muito gratificante ver nossa cidade entre as melhores do país, ao lado de grandes centros. Esse resultado mostra que estamos fazendo o dever de casa. Vamos seguir trabalhando com ainda mais dedicação para melhorar a qualidade de vida das pessoas e alcançar a universalização do abastecimento de água e do esgoto.”

O prefeito reforça ainda que a parceria com o Governo de Goiás tem sido essencial para garantir infraestrutura e crescimento sustentável.

“Estamos executando obras importantes, destravando novos empreendimentos e garantindo estrutura para o crescimento urbano com qualidade. Aparecida está voltando a ter destaque no cenário nacional porque há união de esforços, responsabilidade na gestão e compromisso com as pessoas.”


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares