Apesar de todo o contexto letal da pandemia, Aparecida de Goiânia se apresenta como a cidade com menor letalidade pela Covid-19 dentre as cinco mais populosas em Goiás. No Brasil também os números são elogiáveis, de acordo com o portal “Monitora Covid”, plataforma disponibilizada pela Fiocruz.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, explica que a taxa de letalidade é um dos indicadores levado em consideração pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 na hora de definir as estratégias adotadas pela cidade. “Salvar vidas é o nosso principal objetivo. E apesar de todas as dificuldades que enfrentamos, desde o ano passado, Aparecida tem um dos índices de letalidade mais baixos do país quando comparada com outras grandes cidades brasileiras. Isso demonstra que nossas estratégias têm sido assertivas, embora queiramos reduzir essa taxa cada vez mais”, afirma.
Sobre as estratégias do município, o secretário completa: “Desde o início da pandemia, Aparecida é a cidade goiana que mais realizou exames RT-PCR, totalizando cerca de 255 mil testes até esta segunda-feira, 19. A ampla testagem permite que possamos identificar os doentes e os seus contatos de forma eficiente, quebrando a cadeia de transmissão, além de permitir o monitoramento e o tratamento para quem precisa. São estratégias básicas defendidas pela Organização Mundial da Saúde e que temos executado desde o princípio e que refletem na baixa taxa de letalidade municipal”.