A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia (SMS), em parceria com a Ipiranga, companhia de distribuição de combustíveis e lubrificantes, vai promover vacinação e testagem rápida para identificação de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) em dois postos de combustíveis da cidade. O evento será das 8 às 17h. Na quinta-feira, 4 de julho, ocorrerá no Centro Automotivo Bandeirantes, e na sexta-feira, 5, no Posto Talismã, ambos situados ao longo da Rodovia BR 153.
A ação faz parte do Programa Saúde na Estrada, realizado pela Ipiranga há 17 anos. O objetivo é oferecer atendimentos de saúde aos motoristas, especialmente caminhoneiros, e à comunidade local. Durante a ação, profissionais de saúde da SMS vão atualizar o cartão de vacinação dos interessados e realizar testes rápidos para diagnosticar Hepatites B e C, Sífilis e HIV. Todas as vacinas do calendário adulto estarão disponíveis, bem como as vacinas contra a gripe e covid-19.
A carreta da Saúde da Ipiranga também oferecerá triagem, incluindo aferição de temperatura, batimentos cardíacos, oximetria, pressão arterial e glicemia, balanças de bioimpedância e testes de acuidade visual, proporcionando um verdadeiro check-up aos motoristas.
Parceria pela Saúde da população
O secretário de Saúde de Aparecida de Goiânia, Alessandro Magalhães, destaca a importância da participação no evento: “A nossa parceria com o Programa Saúde na Estrada reflete o compromisso da Prefeitura em levar cuidados de saúde de qualidade a todas as parcelas da população, incluindo os motoristas que passam grande parte do seu tempo nas estradas. Estamos preparados para oferecer um atendimento eficiente e seguro, com toda a estrutura necessária para a vacinação e testagem, conforme os padrões da Anvisa e do Ministério da Saúde”.
Leia Também
A superintendente de Vigilância da SMS, Vânia Camargo, ressalta: “Este evento é uma oportunidade para intensificarmos nossas ações de vigilância em saúde, garantindo que os motoristas tenham acesso a vacinas e testes rápidos essenciais para a prevenção de doenças. Precisamos olhar com cuidado para aqueles que contribuem diariamente para a logística e economia do país.” Ela também destaca que o evento é gratuito e aberto a todos que desejarem participar, “basta apresentar os documentos pessoais (RG e CPF)”, completa.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia