Um estudo de sequenciamento genético realizado pela prefeitura de Aparecida de Goiânia, mostra que casos da variante Delta do coronavírus ainda prevalece no município. Segundo o estudo, 75% das amostras que foram analisadas, demonstraram ser da variante do coronavírus.
O estudo faz parte do programa de Vigilância Genômica do Sars-CoV-2, feito pela Secretaria de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia, onde a SMS divulgou o resultado nesta quarta-feira (29). De acordo com informações da prefeitura, a pesquisa já sequenciou 1.873 amostras de materiais de pacientes diagnosticados com Covid-19 na cidade.
Para a SMS, o objetivo do programa é verificar a circulação das mutações do coronavírus em Aparecida de Goiânia. Segundo a prefeitura, as amostras são analisadas seguindo os seguintes critérios:
- pacientes com suspeita de reinfecção;
- pacientes de baixo risco que precisaram de internação;
- e pacientes aleatórios agrupados por semana epidemiológica.
A prefeitura explica que no total, Aparecida de Goiânia já realizou 381.193 testes para detectar casos de Covid. Dentre estes, os que tiveram resultado positivo para o vírus ficam à disposição para fazer parte dos estudos.
Prevalência da variante em Aparecida de Goiânia
Em agosto deste ano, segundo a SMS de Aparecida de Goiânia, as pesquisas de sequenciamento genético na cidade apontavam uma prevalência de 92% de casos da variante Gamma do coronavírus e 8% da delta.
Leia Também
Estudos realizados mostram que a variante Delta é mais transmissível do que outras variantes, pois ela gera maior risco de hospitalização e de reinfecção.
Com o resultado dos números da pesquisa em Aparecida, a SMS diz que está monitorando a situação e atenta a qualquer alteração no cenário da pandemia na cidade.
Leia também: