3ª Edição • atualizado em 20/10/2023 às 13:16

Aparecida realiza Conferência Municipal de Cultura neste domingo (22)

O tema central da conferência é “Democracia e Direito à Cultura” e se desdobra em seis eixos temáticos
Além das discussões, a conferência contará com apresentações culturais e oportunidades para a plateia fazer perguntas e sugestões. (Foto: reprodução)
Além das discussões, a conferência contará com apresentações culturais e oportunidades para a plateia fazer perguntas e sugestões. (Foto: reprodução)

Com a temática “Democracia e Direito à Cultura”, a 3ª edição da Conferência Municipal de Cultura de Aparecida de Goiânia (CMC) será realizada neste domingo (22). Para isso, o Anfiteatro Municipal Cantor Leandro, situado na Rua Louvre, no Residencial Village Garavelo, receberá programação especial das 8h às 18h. No primeiro momento, haverá o credenciamento que divide os participantes em três categorias distintas: delegados, observadores e convidados.

Os delegados representam os artistas de Aparecida e têm voz e voto nas deliberações. Os observadores são convidados da cidade, não necessariamente vinculados ao mundo artístico, e têm a função de observar os procedimentos. Os convidados, por sua vez, têm o direito de expressar suas opiniões, mas não possuem direito a voto.

“Este evento será enriquecedor, dará voz à comunidade e moldará o futuro cultural da cidade. É uma oportunidade para refletirmos sobre como podemos fomentar e proteger a cultura de Aparecida”, destacou o secretário de Cultura, Marcos Alcântara.

A primeira votação do dia, que ocorre no início do evento, visa estabelecer o regimento interno e definir os procedimentos a serem adotados, incluindo a eleição dos delegados. Os delegados eleitos durante a conferência municipal terão a oportunidade de se candidatar para representar a cidade na Conferência Estadual de Cultura, programada para o próximo mês.

O tema central da conferência “Democracia e Direito à Cultura”, se desdobra em seis eixos temáticos, cada um explorando aspectos específicos relacionados à temática. Os participantes serão distribuídos em seis grupos de trabalho, onde discutirão e elaborarão propostas a serem apresentadas na conferência estadual. A quantidade de delegados que representarão a cidade nessa etapa estadual será baseada em 5% do número de participantes da conferência municipal.

Leia Também

Além das discussões, a conferência contará com apresentações culturais e oportunidades para a plateia fazer perguntas e sugestões. Três palestras estão programadas, incluindo uma focada na economia criativa, ministrada pelo Sebrae-GO. Outros dois palestrantes, um representando o estado de Goiás e outro representando o Ministério da Cultura, abordarão temas amplos relacionados à cultura.


Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia

Recomendado Para Você