A Prefeitura de Aparecida de Goiânia já aplicou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em praticamente todos os trabalhadores públicos de limpeza urbana que atuam na cidade. A imunização de 95% desses profissionais ocorreu por meio de uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU), iniciada em 27 de maio, quando o município, de forma pioneira em Goiás, passou a vacinar todos os grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Imunização (PNI). Mais de 900 profissionais dessa área já receberam os imunizantes.
Além dos trabalhadores públicos de limpeza urbana, Aparecida segue vacinando os funcionários de empresas privadas que atuam com limpeza urbana e coleta de resíduos sólidos, bem como todos os outros grupos prioritários do PNI. De acordo com o último levantamento realizado pela SMS, mais de 145 mil pessoas já receberam ao menos a primeira dose da vacina contra a covid, em Aparecida. O número equivale a 34% da população adulta da cidade, estimada em 422.666 moradores, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“No dia 27 de maio encaramos o desafio de ser a primeira cidade goiana a ampliar a vacinação para todos os grupos prioritários de uma só vez. Hoje, começamos a ver os resultados desse árduo trabalho, como por exemplo, ter quase 100% dos trabalhadores públicos de limpeza urbana vacinados com a primeira dose. Esses profissionais são fundamentais para a saúde da nossa cidade e não pararam um dia sequer desde o início da pandemia. Eles merecem todo o nosso respeito e a nossa proteção e eu fico muito feliz em ver que estamos avançando com a Campanha”, afirma o prefeito Gustavo Mendanha.
O secretário de Saúde, Alessandro Magalhães, destaca que o município depende do envio de doses pelo Ministério da Saúde para seguir ampliando a imunização: “Por exemplo, até a noite desta quinta-feira, 24, não tínhamos mais estoque de vacinas para aplicar a primeira dose. Elas chegam agora pela manhã (sexta-feira) e seguiremos com a imunização em em moradores acima de 46 anos, bem como dos demais grupos prioritários, atendendo também lactantes com recém nascidos até seis meses. Nosso objetivo é vacinar o maior número possível de aparecidenses o mais breve”.
Leia Também
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Destaques