PUBLICIDADE

Combate a incêndios: Prefeitura de Aparecida realiza aceiros para evitar queimadas

Foram 1.672.142 km² de vegetação queimada, o equivalente a 19,6% do Brasil. (Foto: Iberê Périssé / Projeto Solos)

A Prefeitura de Aparecida, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, deu início nesta quarta-feira, 10, a realização de aceiros – faixas de terreno sem vegetação que funcionam como barreiras contra a propagação de incêndios. A ação conta com parceria do Corpo de Bombeiros Militar e Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil.

PUBLICIDADE

O trabalho começou na Área de Proteção Ambiental (APA) Serra da Areia, na região do Setor Comendador Walmor. A Serra conta com rica biodiversidade do bioma Cerrado e 136 propriedades particulares, cujos proprietários devem preservar a fauna, a flora e os recursos naturais.

“O fogo em vegetação causa inúmeros prejuízos a fauna e flora e afeta a qualidade de vida na cidade. Todos são prejudicados quando há incêndios em vegetação. Portanto, essa é uma ação preventiva que visa proteger o meio ambiente e alertar a população sobre os danos causados pelos incêndios”, afirmou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Amanda Costa.

PUBLICIDADE

Mais de 40 trabalhadores estarão trabalhando durante a semana na realização de aceiros e serviços de limpeza. Duas máquinas pá mecânica e três caminhões caçambas são usados durante a operação. “Somamos esforços no sentido de cooperar com preservação do meio ambiente e conscientizar a população sobre os danos que causam o fogo. Vamos fazer a limpeza com máquinas, mas é importante a população se sensibilizar e não atear fogo”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Ademar Rodrigues. 

O tenente coronel Ciro Martins, comandante do 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar, afirma que os aceiros são medidas essenciais para evitar a propagação de incêndios durante o período de seca. “A realização dos aceiros cumpre a função de proteger a vegetação nesse período de estiagem. O Corpo de Bombeiros sempre é demandado para combater incêndios, mas melhor do que isso são as ações preventivas de cada cidadão, onde cada morador assume a responsabilidade de cuidar de não atear fogo em vegetação”.

Leia Também
PUBLICIDADE

Fiscalização e ocorrências

No âmbito do município, o Código de Posturas afirma que é proibido queimar, mesmo dentro do próprio quintal, lixo ou quaisquer detritos ou objetos em quantidade capaz de importunar a vizinhança. A ocorrência de queimadas gera multa.

Para denunciar flagrante, a população pode ligar para a Central de Atendimento da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, que funciona 24h, pelo telefone 3238-7216. É possível ainda enviar mensagem de texto para o WhatsApp 98459-1661.

O cidadão também pode buscar socorro junto ao Corpo de Bombeiros (193). Para situações de risco, monitoramento, mitigação e resposta, a população pode acionar a Defesa Civil de Aparecida pelos telefones 3545-6036 / 3545-6041 ou via WhatsApp 98471-5300.

Redação - Altair Tavares: