Aparecida de Goiânia

HMAP é o 4º melhor hospital público do Brasil, aponta levantamento

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Hospital Municipal de Aparecida de Goiânia Iris Rezende Machado (HMAP), 100% público, da rede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), construído e mantido pela Prefeitura e gerido pelo Einstein, alcançou posições de destaque no tradicional ranking “Os Melhores Hospitais e Clínicas da América Latina 2025”, elaborado pela consultoria IntelLat, e que avaliou 80 unidades de saúde. O HMAP ficou em 41º lugar no geral, em toda a América Latina, conquistando também a 15ª posição entre os hospitais públicos e privados brasileiros e a 4ª colocação entre os hospitais públicos do País.

O levantamento, divulgado em setembro e realizado desde 2009, utiliza uma metodologia reconhecida internacionalmente para mensurar a qualidade da assistência hospitalar. Dentre os mais de mil critérios analisados em áreas estratégicas, estão: segurança e resultados clínicos, gestão de pessoas, criação de conhecimento, eficiência operacional e financeira, tecnologia, telemedicina, sustentabilidade, experiência do paciente e prestígio. Neste último quesito, a pesquisa considerou a percepção de mais de 12 mil profissionais de saúde da América Latina.

Segundo a SMS, a posição alcançada pelo HMAP evidencia a qualidade dos serviços oferecidos, a eficiência da gestão pública e a excelência da equipe multiprofissional. Além disso, a presença entre os melhores hospitais da América Latina reforça o papel estratégico da unidade na rede de saúde de Goiás e do Brasil.

O secretário de saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, destaca que o resultado reflete os investimentos constantes em estrutura, inovação e qualificação das equipes, e completa: “A população atendida no HMAP reconhece a qualidade desse Hospital nos atendimentos realizados lá todos os dias. Ao mesmo tempo, vemos os impactos positivos em toda a rede, e, com o apoio e a determinação da gestão do prefeito Leandro Vilela, e com mais esse reconhecimento internacional, reforçamos o compromisso de Aparecida com a vida humana”.

O gigante HMAP

Leia Também

Inaugurado em 19 de dezembro de 2018, O HMAP é o maior hospital do Estado feito por uma prefeitura. Administrado pelo Einstein desde junho de 2022, foi construído numa área superior a 17 mil metros quadrados, onde atua com mais de 1.100 colaboradores para o atendimento de casos de alta complexidade, incluindo hemodinâmica e cirurgia bariátrica, além de várias especialidades cirúrgicas e diagnósticas. A estrutura contempla 10 salas de cirurgia e 235 leitos operacionais, sendo 10 de UTI pediátrica, 39 de UTI adulto, 31 de enfermaria pediátrica, e 155 leitos de clínica médica/cirúrgica.

Entre janeiro de 2023 e julho de 2024, o HMAP realizou 90% de todos os procedimentos eletivos pelo SUS em Aparecida de Goiânia, levando a cidade ao título de município que mais realiza cirurgias não urgentes pelo SUS. Em 2025, prestes a completar três anos sob gestão Einstein, o hospital obteve a acreditação ONA nível 1, da Organização Nacional de Acreditação, reconhecimento pela segurança e qualidade da assistência na unidade. No mesmo ano, a UTI do HMAP recebeu o Selo Top Performer 2025, concedido a hospitais que demonstram excelência no cuidado de pacientes em estado crítico.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares