Aparecida de Goiânia

Obras causam desvios na Avenida das Nações em Aparecida de Goiânia

Obras causam desvios na Avenida das Nações em Aparecida de Goiânia
Obras causam desvios na Avenida das Nações em Aparecida de Goiânia

A Avenida das Nações, no limite dos setores Parque das Nações, Itapuã, Pontal Sul e Buriti Sereno, está passando por uma importante obra de mobilidade urbana. A Secretaria de Infraestrutura, trabalha intensamente na construção de uma trincheira em frente ao Condomínio Buriti Sereno, com extensão ao longo da avenida.

A intervenção tem prazo estimado de 180 dias para conclusão e é considerada uma das mais relevantes do conjunto de obras estruturantes retomadas na gestão do prefeito Leandro Vilela.

A trincheira integra o Eixo Estruturante Leste-Oeste 02 e tem papel fundamental na finalização de dois novos eixos viários que vão transformar o tráfego na região Sul da cidade.

Ações

O primeiro eixo saindo da GO-040, passando pelos setores Goiânia Park Sul, Jardim Veneza, Buriti Sereno e Itapuã, e inclui também a duplicação da ponte da Avenida Uirapuru, no Morada dos Pássaros, até o Anel Viário na altura do Setor América Park.

O segundo eixo parte da própria Avenida das Nações e segue pelas avenidas Prado Júnior, Portugal e Nossa Senhora de Fátima até o Anel Viário. Apos isso o trecho vai ligar ao Eixo Leste-Oeste 1 até a Avenida Rio Verde, passando pelo Bairro Cardoso e Jardim Helvécia.

Leia Também

O cronograma prevê também a construção de uma ponte no mesmo eixo e a implantação de uma segunda ponte na Avenida Uirapuru.

O secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, destaca o compromisso da atual gestão com a conclusão das obras dentro dos prazos estabelecidos. “Obra tem que ter começo, meio e fim é isso que estamos garantindo para que a população não seja prejudicada”, afirmou.

A Prefeitura implantou dois desvios temporários ao longo da Avenida das Nações com o objetivo de garantir a segurança dos motoristas e trabalhadores.

A primeira intervenção ocorre no trecho entre a Rua 100-A e a Rua 15 de Novembro. Nesse ponto, o tráfego está sendo desviado da pista principal para a pista oposta.

A sinalização foi reforçada com placas de advertência indicando obras a 200 metros, pista interditada, necessidade de redução de velocidade e mudança de direção. O fluxo retorna ao trajeto normal logo após o trecho em obras.

Obras

Na segunda intervenção, que compreende o trecho entre a Rua 15 de Novembro e a Rua Moscou, o desvio acontece à direita da via, utilizando o mesmo padrão de sinalização e segurança viária. A pista também está temporariamente interditada para continuidade da instalação das galerias pluviais, com o tráfego redirecionado para manter a fluidez e a segurança no local.

A SMTA reforça que os trechos estão devidamente sinalizados com placas de advertência, cones e indicações claras dos fluxos de tráfego. A orientação é para que condutores reduzam a velocidade e respeitem as orientações no local, evitando acidentes e contribuindo com o andamento seguro da obra.

Eixos Estruturantes –

As intervenções integram o Programa de Reestruturação Urbana da Bacia do Ribeirão Santo Antônio, financiado pela CAF, no valor total de R$ 72,7 milhões. O programa foi retomado pela atual gestão após a regularização do contrato e o pagamento de R$ 13 milhões somente neste ano.


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares

Recomendado Para Você