O prefeito de Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, vistoriou as obras de recuperação do asfalto na Vila Brasília, e no Parque Real. Com recursos da própria gestão municipal, os serviços incluem a construção de redes de galerias pluviais, etapa essencial para prevenir alagamentos, além de terraplanagem e nova pavimentação asfáltica.
Durante o último período chuvoso, a força da enxurrada arrancou o asfalto dessas vias, causando transtornos aos moradores e a quem circula pela região. A gestão Vilela executa agora uma obra planejada para oferecer solução definitiva, seguindo o modelo aplicado recentemente na Alameda B, na Chácara São Pedro.
Segundo o prefeito Leandro Vilela, a falta histórica de infraestrutura de drenagem exige intervenções estruturais e definitivas. “Aparecida foi feita sem planejamento e a espessura das galerias de captação de água pluvial são pequenas, principalmente nas baixadas, onde o volume de água acumula e causa transtornos graves aos moradores, além de destruir a pavimentação. Aqui nestas vias estamos ampliando a capacidade de captação, evitando prejuízos à população e ao asfalto. É um problema antigo e estamos trabalhando para que a solução seja definitiva”, afirmou.
Obras
O prefeito acrescentou que as obras seguem uma ordem de prioridade para atender primeiro os locais mais críticos. “Não temos braço e nem recursos para fazer todos os pontos de uma vez, mas elencamos os que causam maiores transtornos para corrigi-los com responsabilidade e planejamento. Aqui na Vila Brasília, especificamente na Rua Jandaia e no entorno, esperamos que em breve não haja mais esse tipo de problema e possamos garantir mais conforto e qualidade de vida aos moradores”, completou.
Moradora há 28 anos na Visconde de Barbacena do Parque Real, a dona de casa Elzenir Nunes lembra que a poeira e os alagamentos sempre foram problemas graves. “Quando chove, vira um rio e a água entra nas casas. A poeira causa alergia na minha netinha e em outras crianças. É uma satisfação enorme ver a obra chegando, ainda mais porque agora estão fazendo as galerias para resolver de vez o problema. No ano passado vieram, trocaram o asfalto, mas a primeira chuva levou tudo embora. Agora acredito que vai dar certo e a rua vai ficar boa para todos nós”, disse.
Leia Também

O secretário de Infraestrutura, Alfredo Soubihe, reforçou que o trabalho começa pela drenagem para garantir a durabilidade do asfalto. “Sem as galerias, a água destrói tudo rapidamente. Aqui é um ponto crítico, que já foi arrancado várias vezes. Estamos limpando a estrutura existente, construindo trechos novos e ampliando a capacidade de captação. Quando finalizarmos essa etapa, em até 60 dias, faremos a pavimentação com a garantia de que não será destruída novamente”, afirmou.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares