Aparecida de Goiânia

Palestra capacita profissionais da educação para reconhecer sinais de violência doméstica

Palestra capacita profissionais da educação para reconhecer sinais de violência doméstica
Palestra capacita profissionais da educação para reconhecer sinais de violência doméstica

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia realizou, na manhã desta segunda-feira, 17, a palestra “Maria da Penha nas Escolas”, no Anfiteatro Municipal Cantor Leandro. O evento, ministrado pelo Exmo. Sr. Dr. Wander Soares Fonseca, juiz do 1º Juizado de Violência Doméstica de Aparecida, destacou a importância da Lei Maria da Penha na proteção das mulheres e o papel essencial da educação na identificação e combate à violência doméstica. A ação, promovida pelas Secretarias da Mulher e da Educação, integra o Mês da Mulher e reuniu gestores da rede municipal de ensino para debater estratégias de acolhimento às vítimas e seus filhos. Além disso, a iniciativa capacitou os profissionais da educação para reconhecer sinais de violência e encaminhar casos às autoridades competentes.

Em sua fala de abertura do evento, o prefeito Leandro Vilela reforçou o compromisso da gestão municipal com a ampliação da rede de proteção às mulheres. “Nossa administração trabalha de forma incansável para garantir políticas públicas que protejam e acolham as mulheres antes de serem vítimas e caso sejam, também estamos criando ações para este acolhimento. A escola é um ambiente fundamental nesse processo, pois forma cidadãos mais conscientes e engajados nessa luta”, declarou o gestor municipal que informou a inauguração nesta semana da nova sede da Delegacia da Mulher na cidade, com funcionamento 24h.

A primeira-dama Lana Bezerra participou do evento e ressaltou a importância de ações educativas para transformar a realidade das mulheres em Aparecida. “A violência doméstica afeta milhares de famílias. Precisamos unir esforços para conscientizar a população e oferecer suporte às vítimas. Essa palestra é mais uma das muitas iniciativas que a gestão Vilela tem implementado para garantir um futuro mais seguro e justo para todas”, disse.

A secretária da Mulher, Carolina Tavares, idealizadora da ação destacou os projetos da pasta voltados ao enfrentamento da violência doméstica: “Estamos trabalhando em várias frentes para oferecer apoio e orientação às mulheres que precisam de ajuda. Essa capacitação reforça a importância da rede de proteção”. Já a secretária da Educação, Núbia Farias, frisou o papel das escolas no combate a esse problema: “Capacitar gestores e professores para identificar sinais de violência é fortalecer a rede de apoio dentro das unidades escolares.”

Durante sua fala, o juiz enfatizou a necessidade de fortalecer a conscientização sobre a violência contra a mulher desde a escola. “A educação tem um papel transformador. Quando gestores e professores estão preparados para identificar casos de violência e orientar as vítimas a buscar ajuda, damos um passo essencial para romper esse ciclo”, afirmou.

Leia Também

Outras ações do Mês da Mulher:
• Circuito das Mulheres – Realizado no dia 09 de março, o evento promovido pela primeira-dama Lana Bezerra reuniu mais de 800 participantes e teve como objetivo incentivar o bem-estar feminino, além de arrecadar alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade. A programação incluiu uma corrida de 5 km e caminhada.

Delegacia da Mulher 24 horas – A partir de 19 de março, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher de Aparecida (DEAM) passará a funcionar 24 horas por dia, uma conquista viabilizada pela parceria entre o Governo de Goiás, o prefeito Leandro Vilela, o vice-prefeito João Campos e a vereadora Camila Rosa.

• Ativação da Rede de Proteção à Mulher – Implantada na gestão de Leandro Vilela, a Rede de Proteção à Mulher busca fortalecer as ações de segurança e acolhimento às vítimas de violência doméstica, alinhando estratégias entre os órgãos de atendimento.

Goiás Social – Edição Especial Mulheres de Aparecida – Nos dias 20, 21 e 22 de março, Aparecida receberá uma edição especial do programa Goiás Social, voltado para a inclusão de famílias em situação de vulnerabilidade, com serviços gratuitos de saúde, emissão de documentos, capacitação profissional e entrega de benefícios sociais.

• Cursos de Capacitação para Mulheres – Em parceria com a Secretaria da Retomada, serão oferecidos cursos de qualificação profissional, como corte e costura, manicure e cabeleireira, na sede da Secretaria da Mulher, no Parque Santa Cecília. As inscrições serão abertas durante o Goiás Social.

• Programa Nascer Aparecida – No primeiro semestre da gestão Leandro Vilela, está sendo elaborado um projeto de lei para a criação do programa Nascer Aparecida, que incentivará gestantes a realizarem o pré-natal, garantindo mais saúde e segurança para mães e bebês.

Foto: Rodrigo Estrela


Leia mais sobre: / Aparecida de Goiânia

Recomendado Para Você