Aparecida de Goiânia

Prefeitura abre atualização e novos cadastros para vagas nas creches de Aparecida

Prefeitura abre atualização e novos cadastros para vagas nas creches de Aparecida
Prefeitura abre atualização e novos cadastros para vagas nas creches de Aparecida

A Prefeitura de Aparecida de Goiânia, em parceria com o Governo de Goiás, promoveu nesta quinta-feira, 31 de julho, a 10ª edição do projeto Dignidade na Rua, iniciativa que visa oferecer assistência integral a pessoas em situação de rua. Essa foi a primeira vez que o projeto foi realizado no município, consolidando a união entre os governos estadual e municipal para ampliar políticas públicas voltadas à população mais vulnerável.

“Essa parceria com o Governo de Goiás representa um avanço importante nas políticas sociais do nosso município. Estamos trabalhando para oferecer mais dignidade, oportunidades e acolhimento a quem mais precisa e essa ação é o início de um conjunto de iniciativas que vamos ampliar para garantir mais inclusão e qualidade de vida para todos”, destacou o prefeito Leandro Vilela.

O evento foi realizado na unidade do Centro POP, no Setor dos Afonsos, e atendeu mais de 200 pessoas, que puderam acessar serviços como emissão de documentos, encaminhamento para vagas de emprego, cursos profissionalizantes, doação de roupas, calçados e alimentos, além de assistência médica, atendimento jurídico e psicológico.

Idealizado pelo Goiás Social e coordenado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), o projeto Dignidade na Rua foi criado em 2022 e já beneficiou mais de 1.700 pessoas em diferentes cidades goianas. De acordo com o titular da Seds, Wellington Matos, Aparecida de Goiânia foi escolhida pela sua estrutura e pelo apoio imediato da prefeitura. “Já tentamos trazer essa ação outras vezes, mas agora, com o prefeito Leandro e toda a equipe da prefeitura, conseguimos realizar a primeira edição aqui. Esse é o início de uma trilha de superação, e a cidade demonstrou total compromisso com essa pauta”, pontuou.

Durante a ação social, foram ofertados mais de 20 tipos de atendimentos gratuitos, com foco na promoção da cidadania e da reintegração social. Entre os principais serviços estavam a emissão de documentos, como carteira de identidade e segundas vias de certidões de nascimento, casamento e óbito, além da inscrição e atualização no CadÚnico. Também foram oferecidos o Passaporte da Pessoa Idosa, o Passe Livre da Pessoa com Deficiência e a Carteira de Identificação do Autista.

Leia Também

No eixo do trabalho e da educação, os participantes tiveram acesso a encaminhamento para vagas de emprego, cursos profissionalizantes, matrícula na Educação de Jovens e Adultos (EJA) e orientações de qualificação. A iniciativa ainda contou com atendimento jurídico, inclusive para retificação de nome e gênero, e ações do programa Pai Presente, que permite o reconhecimento de paternidade e a regularização de registros civis.

Para garantir o acolhimento e o bem-estar dos assistidos, também foram oferecidos banho solidário, corte de cabelo, distribuição de roupas, calçados, absorventes e preservativos, além de lanches, marmitas e doação de livros por meio da Estante Literária. Equipes da Casa da Acolhida, comunidades terapêuticas e abordagem social também participaram, garantindo o suporte necessário para casos de encaminhamento a abrigos e tratamento.

Além da Prefeitura e do Governo de Goiás, a ação contou com o apoio do Tribunal de Justiça, da Defensoria Pública, do Ministério Público, da OVG, de ONGs e de um cartório parceiro, reforçando o caráter interinstitucional e integrado da iniciativa.

A secretária de Assistência Social de Aparecida, Mayara Mendanha, ressaltou o envolvimento da gestão municipal na realização da ação. “O prefeito sempre nos aciona quando se depara com alguém em situação de rua. Essa sensibilidade tem sido fundamental para que possamos agir de forma rápida e eficaz. Hoje, com o apoio do Estado, unimos forças para transformar vidas. E aqui já vimos testemunhos de transformação real, como o da Aline, que teve sua história tocada por essa iniciativa.”

Aline Montenegro, beneficiada pelo programa, emocionou os presentes ao contar sua trajetória. “Minha realidade antes era de rejeição, pela sociedade e pela família. Cheguei a pensar em tirar a própria vida, tamanha era a dor da distância dos meus filhos e da fome. Hoje estou tendo uma nova chance. Só quem passou pela rua sabe o quanto é difícil. Estar aqui hoje é uma vitória”, declarou com lágrimas nos olhos.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares