A Prefeitura de Aparecida realizou nos primeiros quatro meses de 2025 uma série de ações voltadas à melhoria da mobilidade urbana e segurança viária. O trabalho da nova gestão buscou corrigir falhas, como ruas mal sinalizadas, que representavam riscos a condutores e pedestres em toda a cidade.
Já foram revitalizados mais de 20 mil metros quadrados de sinalização horizontal, incluindo faixas de pedestre, linhas divisórias de fluxo, quebra-molas e outras marcações viárias. A cidade teve a instalação de 1.100 novas placas de sinalização. Intervenções estruturais foram executadas em vias públicas sem mobilidade eficiente, e a sinalização nas imediações de 50 escolas foi completamente renovada para garantir mais segurança às crianças.
O secretário de Trânsito, coronel Éder Fernandes, destacou que os resultados já são visíveis: “Assumimos a SMTA com a cidade praticamente sem sinalização. Várias ruas estavam apagadas, com placas danificadas ou inexistentes. Com planejamento e compromisso, estamos devolvendo a ordem ao trânsito de Aparecida”, afirmou.
Outro destaque da gestão foi a ampliação das ações de conscientização. A SMTA promoveu mais de 60 palestras educativas em empresas e escolas, reforçando o compromisso com a educação para o trânsito e a formação de cidadãos mais responsáveis.
Nova gestão
Em fevereiro, a Prefeitura firmou parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) para a execução do programa Sinaliza Goiás em Aparecida. A iniciativa resultou na implantação de 9 mil m² de sinalização horizontal e na instalação de 700 placas de advertência e regulamentação.
Leia Também
“Com base nos altos índices de acidentes e no caos encontrado no início da atual gestão, o Detran e a Prefeitura entenderam a urgência dessa parceria para melhorar a percepção de segurança no trânsito da cidade”, destacou o presidente do Detran-GO, delegado Waldir Soares, na ocasião.
A gestão também realizou neste período a Operação Calçada Limpa, com apoio da Secretaria de Meio Ambiente, para retirada de carcaças abandonadas das ruas. Durante a ação, que tinha como objetivo liberar calçadas, prevenir acidentes e ampliar a fluidez no trânsito, notificou diversos ferros velhos, lojas de revendas de peças e oficinas. Durante o Carnaval, outra força-tarefa foi coordenada com foco na segurança dos foliões, com reforço nas blitzen educativas informando sobre os riscos de trafegar em alta velocidade e da ingestão de álcool antes de dirigir.
O prefeito Leandro Vilela, a modernização da mobilidade urbana é prioridade. “Nossa missão é transformar Aparecida em uma cidade segura, com um trânsito fluido e organizado. Essa é uma agenda de cuidado com as pessoas e valorização da vida”, concluiu.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares