Na manhã desta quarta-feira (26), representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) chegaram em Aparecida de Goiânia para conhecer o sistema de videomonitoramento implantado na cidade através do projeto Cidade Inteligente.
Tocantins estuda a implantação da mesma tecnologia com objetivo de reduzir o número de infrações e acidentes de trânsito, melhorando a mobilidade urbana nas cidades tocantinenses para condutores de veículos e pedestres.
Após serem recepcionados pelo prefeito, os visitantes conheceram o Centro Integrado de Tecnologia (CIT) localizado no complexo da Cidade Administrativa. No local, os agentes do Detran-TO conferiram como funciona todo sistema de videomonitoramento que é operado em conjunto por diferentes forças de segurança com objetivo de prevenir ações criminosas e também melhorar a funcionalidade do trânsito local.
Gerente de Fiscalização do Detran-TO, Enildo de Jesus, liderou a comitiva e reforçou o que vieram buscar em Aparecida. “Buscamos modernizar o monitoramento veicular no estado do Tocantins. Viemos aprender e vimos muita aplicação deste conhecimento no trânsito. Queremos implementar esse mesmo trabalho para que possamos efetivamente amenizar a questão dos acidentes de trânsito e também promover educação preventiva voltada para o trânsito”, disse.
O prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, recepcionou os visitantes com café da manhã no Espaço Multiuso da Cidade Administrativa Maguito Vilela. “Estamos felizes em receber vocês e estamos à disposição para mostrarmos a funcionalidade do nosso sistema e também para aprendermos questões novas relacionadas ao trânsito”, pontou.
Leia Também
“Demostramos como funciona o monitoramento implantado em nossa cidade, destacando os benefícios dessa tecnologia em relação ao custo-benefício aonde aproveitamos melhor o efetivo de agentes de trânsito. Com o monitoramento a cidade ganhou muito em segurança e mobilidade”, pontuou o secretário executivo de Mobilidade, Sérgio Carvalho.
Outros serviços
Além de conhecer o sistema de videomonitoramento, os representantes do Detran-TO também demonstraram interesse nos programas executados pela Secretaria Executiva de Mobilidade (SMTA) voltadas para educação de trânsito. Por outro lado, a Prefeitura de Aparecida de Goiânia quer aprender com o estado vizinho sobre operação de pátios e leilões de veículos apreendidos.
Leia mais sobre: Aparecida de Goiânia / Cidade inteligente / Detran-TO / Prefeitura de Aparecida de Goiânia / Aparecida de Goiânia