Aparecida de Goiânia • atualizado em 09/06/2020 às 21:01

Taxa de testagem em Aparecida de Goiânia é mais que o dobro da média brasileira

Taxa de testagem de Aparecida de Goiânia é alta. (Foto: Enio Medeiros)
Taxa de testagem de Aparecida de Goiânia é alta. (Foto: Enio Medeiros)

Aparecida de Goiânia é um dos municípios brasileiros que mais fazem testes para diagnóstico da Covid-19. Segundo dados desta terça-feira (9), são 7.670 testes RT-PCR, padrão ouro para detecção do Sars-CoV-2. Soma-se a eles ainda 1.400 testes rápidos aplicados em um inquérito sorológico.

Com isso, o município tem uma taxa de testagem de 11.848 testes por um milhão de habitantes. O número é mais que o dobro da média do Brasil, que faz 4.706 a cada milhão de pessoas. Se comparada à taxa dos estados, a testagem aparecidense perde apenas para o Espírito Santo, que fez 12.664 testes por milhão.

O prefeito Gustavo Mendanha destaca que a estratégia adotada em Aparecida tem o objetivo de reduzir a velocidade de transmissão do vírus e proteger o Sistema de Saúde com respaldo científico e monitoramento constante.

“Nosso foco é salvar vidas e cuidar bem das pessoas com dignidade e excelência técnica. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde acompanha diariamente o surgimento de novos casos, a incidência da Covid-19 em todo o município, os doentes, as taxas de ocupação e permanência de leitos de UTI e de enfermaria e os níveis de distanciamento social. Para tanto, a testagem é essencial e temos investido em sua ampliação, superando até a maioria das cidades brasileiras do mesmo porte de Aparecida.”

Conforme dados da SMS, são feitos, diariamente, 45 testes nas três UPAs da cidade, além de cerca de 160 na modalidade drive-thru, com agendamento prévio.

Leia Também

A testagem massiva é recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Através dela, é possível detectar casos precocemente e isolá-los, evitando que a pessoa transmita o vírus. Isso tem refletido numa baixa taxa de internação em Aparecida.

“Graças à testagem que identifica quem está doente mesmo antes de sintomas graves aparecerem e à atenção eficiente prestada aos pacientes, apenas 12% dos portadores de Covid-19 em Aparecida de Goiânia precisaram ser internados e 7% precisou de leito de UTI”, ressalta o secretário Alessandro Magalhães.

Quem pode fazer o exame


Segundo critérios técnicos da SMS, os testes RT-PCR de Covid-19 são destinados a pessoas com sintomas gripais acrescidas de desconforto respiratório e em pessoas com sintomas gripais leves que sejam dos seguintes grupos: idosos, trabalhadores de serviços de saúde, trabalhadores de segurança pública, portadores de comorbidades agravantes para o Coronavírus e contatos intradomiciliares de casos confirmados.

Além disso, profissionais de saúde que tenham tido contato com casos confirmados, independentemente dos sintomas, também são testados. Os exames são solicitados por médicos, após consulta médica em qualquer unidade da rede pública, ou mediante ligações no 0800-646-1590.


Leia mais sobre: / / Aparecida de Goiânia

Recomendado Para Você