Brasil

500 mil menores de 18 anos tem empréstimo consignado, informa INSS

O concurso do INSS teve mais de 1 milhão de inscritos. (Foto: divulgação/INSS)
O concurso do INSS teve mais de 1 milhão de inscritos. (Foto: divulgação/INSS)

As mudanças nas regras para a concessão de empréstimos a beneficiários do INSS, com a obrigatoriedade da biometria facial, revelaram uma situação que chamou a atenção e levou a uma decisão para impedir o aumento do endividamento dessas pessoas.

Em entrevista ao Jornal da CBN, o presidente do INSS, Gilberto Waller Júnior, explicou que as novas regras para a concessão de empréstimo consignado mostraram que mais de meio milhão de menores de 18 anos, que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC), tiveram empréstimos contratados por seus responsáveis — o que, na opinião dele, não deveria ter ocorrido.

“Então, tínhamos crianças com 2, 3 anos de idade já com consignados de 60, 90 meses. Elas já começavam a vida com um empréstimo feito por um representante legal, que não sabíamos exatamente se era mãe, pai, tutor, curador, se estava gerindo bem ou não essa criança. Tínhamos mais de 500 mil empréstimos consignados para crianças e adolescentes. Não é que esteja fechado, mas é necessário comprovar a necessidade e, via judicial, desbloquear esse benefício, esse consignado”, explicou Gilberto Waller.

Fraude

Ao comentar sobre fraudes contra aposentados e pensionistas, o presidente do INSS explicou que ainda há tempo para solicitar o ressarcimento e que algumas instituições continuam cometendo novos crimes para tentar justificar os descontos que estão sendo questionados.

“Outras tantas instituições estão juntando documentos falsos. Isso é outra irregularidade. Estamos encaminhando os casos para a Controladoria-Geral da União e para o Ministério Público Federal, porque isso é crime cometido por seus dirigentes”, ressaltou.

Leia Também

Os pedidos podem ser feitos até o mês de novembro, tanto pelo aplicativo Meu INSS quanto nas agências dos Correios. Os primeiros pagamentos do ressarcimento já começaram a ser realizados.


Leia mais sobre: / Brasil

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares