Brasil • atualizado em 15/04/2021 às 18:50

Bolsonaro afirma a Biden que vai acabar com o desmatamento ilegal até 2030

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Em carta enviada ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, nesta quarta-feira (14), o presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, reconheceu o aumento das taxas de desmatamento, a partir do ano de 2012, e se comprometeu a acabar com o desmatamento ilegal no Brasil até o ano de 2030.

“Queremos reafirmar neste ato, em inequívoco apoio aos esforços empreendidos por V. Excelência, o nosso compromisso em eliminar o desmatamento ilegal no Brasil até 2030”, afirmou Bolsonaro, ponderando que, para isso, o Brasil vai precisar de “recursos vultuosos e políticas públicas abrangentes”. Deste modo, o País necessita, de acordo com ele, do apoio de governos, do setor privado, sociedade civil e comunidade internacional, incluindo os Estados Unidos. 

“Como nós, os americanos saberão apreciar que as principais causas da degradação ambiental radicam na pobreza e na falta de oportunidades, e que portanto trabalhar pela preservação ambiental passa, também, pela promoção do desenvolvimento econômico”, explicou.

De acordo com matéria publicada pela Agência Brasil, o presidente também afirmou ser preciso criar alternativas econômicas que possam reduzir o apelo das atividades ilegais e dar outras condições produtivas para os brasileiros que vivem na Amazônia, além de querer ouvir entidades do terceiro setor, indígenas e comunidades tradicionais. 

“Ao sublinhar a ambição das metas que assumimos, vejo-me na contingência de salientar, uma vez mais, a necessidade de obter o adequado apoio da comunidade internacional, na escala, volume e velocidade compatíveis com a magnitude e a urgência dos desafios a serem enfrentados”, ressaltou Bolsonaro, em carta em que apontou, ainda, iniciativas realizadas pelo Brasil para a preservação do meio ambiente.

Leia Também

O presidente, que participa da Cúpula de Líderes sobre o Clima no próximo dia 22 de abril, assegurou ao presidente americano, organizador do evento, o seu empenho em “compromissos e resultados ambiciosos”, destacando o desejo de “excelentes relações” entre os Países.

“O presidente Jair Bolsonaro reitera o compromisso do Brasil e de seu governo com os esforços internacionais de proteção ao meio ambiente, combate à mudança de clima e à promoção do desenvolvimento sustentável e ressalta a importância do trabalho conjunto em torno desses objetivos”, afirmou a assessoria do Governo Federal, ao divulgar, na íntegra, a carta escrita pelo presidente.


Leia mais sobre: / / / / / / Brasil / Mundo / Notícias

Recomendado Para Você