O avião presidencial de Jair Bolsonaro (PL) decolou , por volta das 14h desta sexta-feira (30) para Orlando, nos Estados Unidos, segundo o sistema de monitoramento do tráfego aéreo. Antecipando sua viagem, Bolsonaro deixa a presidência e o cargo passa para seu vice, Hamilton Mourão (Republicanos). A partir do dia 1º de janeiro, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assume o comando.
O ex-presidente deve desembarcar em Orlando por volta das 20h pelo horário de Brasília ainda nesta sexta. De início, a expectativa é que Bolsonaro se hospede em um resort em Palm Beach, de propriedade do ex-presidente dos EUA, Donald Trump. A previsão é que logo após, Bolsonaro deve partir para Miami.
Inclusive, o governo autorizou assessores que vão trabalhar com ex-presidente, a também viajarem com ele. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (30). Bolsonaro deve retornar no dia 30 de janeiro.
Ainda não há informações sobre como e quando será o retorno dele ao Brasil, já que, por ter deixado a presidência, Bolsonaro não poderá mais usar o avião da Força Aérea Brasileira (FAB), só se o futuro presidente Lula autorizar.
Como o vice Mourão assume, a passagem da faixa presidencial para Lula fica por responsabilidade dele. Mas Mourão também já pronunciou que não irá fazer a passagem de faixa. O PT ainda não comunicou como será feita a passagem de faixa para o presidente eleito.
Leia Também
Lula comemora
Após Bolsonaro embarcar, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou em suas redes sociais um vídeo com a música “Está na hora do Jair, já ir embora”. O petista não escreveu nenhuma mensagem, apenas compartilhou o clipe da música