O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, afirmou nesta terça-feira (10) que a votação da redução da jornada de trabalho no modelo 6×1 está entre as prioridades da Casa neste ano e pode ocorrer já em maio. A declaração foi feita em publicação nas redes sociais, após participação em evento promovido pelo banco BTG Pactual, em São Paulo.
Segundo Motta, o debate será conduzido com escuta ampla da sociedade e do setor produtivo. Para o parlamentar, a discussão acompanha transformações econômicas e tecnológicas em curso no mundo. “O mundo evoluiu, as tecnologias se desenvolveram e o Brasil não pode ficar para trás. Vamos capitanear a discussão ouvindo a sociedade e o setor produtivo, com a expectativa de votação em maio”, escreveu.
Atualmente, duas Propostas de Emenda à Constituição tratam do tema na Câmara. A PEC 8/25, apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), e a PEC 221/19, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), propõem mudanças na jornada semanal de trabalho, com o objetivo de reduzir o modelo de seis dias trabalhados para um de descanso.