O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), encaminhou nesta segunda-feira (9) à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) a proposta de emenda à Constituição que trata do fim da escala de trabalho 6×1.
Segundo Motta, a decisão atende a uma demanda histórica de trabalhadores por redução da jornada. Ele ressaltou que o tema tem impacto direto sobre a economia e, por isso, exige amplo debate. “Decidi colocar em pauta a discussão sobre a PEC 6×1, uma demanda antiga da classe trabalhadora que almeja a redução da jornada de trabalho. Sabemos que é uma matéria que afeta diretamente a economia, o que torna necessário ouvir todos os setores para a construção de uma proposta o mais justa possível”, afirmou.
Após a análise de admissibilidade na CCJ, o texto seguirá para uma comissão especial. Somente depois dessa etapa a proposta poderá ser votada no plenário da Câmara.
Motta disse confiar na condução do debate pelo Congresso. “Tenho certeza de que a Câmara dos Deputados terá a sensibilidade necessária para tratar de uma matéria tão relevante para o país. Quando a carteira de trabalho foi criada, também houve projeções negativas, e hoje ela é um instrumento consolidado de proteção ao trabalhador. A discussão sobre a escala 6×1 e a eventual redução da jornada pode representar um avanço na dignidade do trabalhador”, declarou.
O fim da escala 6×1 é uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com foco nas eleições de 2026. Na abertura do ano legislativo, em 2 de fevereiro, o Palácio do Planalto incluiu a proposta entre as prioridades do governo no Congresso Nacional.
Leia Também
Leia mais sobre: Brasil / Política
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares