Começa nesta segunda-feira (6) em todo o país a Campanha Nacional de Vacinação Infantil, promovida pelo Ministério da Saúde. Até 31 de outubro, crianças e adolescentes com até 15 anos poderão atualizar a caderneta nacional de vacinação com todas as vacinas do Calendário Nacional de 2025 disponíveis nas unidades de saúde.
A pasta federal informou que foram distribuídas mais de 6,8 milhões de doses e repassados R$ 150 milhões aos estados e municípios para reforçar as ações de imunização.
Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da atualização vacinal como medida de proteção coletiva.
“As vacinas que temos hoje controlam doenças graves que já foram comuns no país. É fundamental que pais e mães mantenham a caderneta dos filhos em dia”, afirmou o ministro.
Vacinas disponíveis
Entre as doses ofertadas estão as vacinas contra pólio, sarampo, caxumba, rubéola, hepatite, HPV, febre amarela, influenza, meningite, Covid-19, rotavírus e pneumocócica, entre outras.
Leia Também
Recuperação da cobertura
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil apresentou melhora nos índices de vacinação nos últimos anos. Entre 2022 e 2024, a cobertura contra a poliomielite aumentou 17%, e a da tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) teve crescimento de 40%.
O governo federal também reforçou a vacinação contra o sarampo, doença que voltou a registrar aumento de casos nas Américas.
Mobilização nacional
O Dia D de vacinação será em 18 de outubro, com horário ampliado nos postos de saúde. Além disso, o aplicativo Meu SUS Digital vai enviar notificações aos usuários e permitir a consulta da Caderneta Digital da Criança, com informações atualizadas sobre as doses aplicadas e futuras.
“Todos os dias são dias de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde, mas o 18 de outubro será um dia especial de mobilização nacional”, ressaltou Padilha.
Leia mais sobre: Brasil / Cidades
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares