Prova do Encceja 2023 tem quatro testes objetivos por nível de ensino, cada um com trinta questões de múltipla escolha
Estão abertas as inscrições para a edição do Encceja 2023 (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). O prazo para quem quer participar é de duas semanas, ou seja, se encerra no dia 2 de junho, sexta-feira da próxima semana. As incrições pode ser feitas no site, clicando aqui.
De acordo com informações do governo, a prova é gratuita e serve para certificar jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou médio na adolescência. Com a certificação, que para o ensino fundamental é feita para estudantes acima de 15 anos e para o ensino médio é para quem tem mais de 18 anos, se garante o equivalente ao diploma de conclusão dessas etapas do ensino.
A partir daí, quem conseguir a certificação neste ano, pode fazer ENEM em 2024 e prestar vestibulares para estudar em faculdades do mundo todo. Vale lembrar que as provas acontecerão no dia 27 de agosto, o gabarito sai em 11 de setembro e os resultados finais no dia 22 de dezembro.
Em relação as provas, o Encceja 2023 terá quatro exames objetivos, cada um com 30 questões de múltipla escolha. As provas também incluem uma redação de até 30 linhas. O modelo é de texto dissertativo-argumentativo, o mesmo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Leia Também
Provas do Ensino fundamental
- ciências naturais;
- matemática;
- língua portuguesa, língua estrangeira, artes, educação física e redação
- história e geografia;
Provas do Ensino médio
- ciências da natureza e suas tecnologias;
- matemática e suas tecnologias;
- linguagens, códigos e suas tecnologias e redação;
- ciências humanas e suas tecnologias;
Leia mais sobre: Brasil