O ex-presidente Jair Bolsonaro foi submetido, no último domingo (14), a uma cirurgia para retirada de lesões cutâneas, cujo laudo confirmou a presença de carcinoma de células escamosas in situ. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (17) pelo Hospital DF Star, em Brasília.
Segundo o boletim médico, esse tipo de câncer de pele, também chamado de doença de Bowen, acomete a camada mais externa da pele e não apresenta caráter invasivo, ou seja, não tem potencial de se espalhar para outras partes do corpo. Apesar disso, exige acompanhamento clínico e reavaliação periódica.
O carcinoma de células escamosas é um dos tipos mais comuns de câncer de pele. Quando identificado em estágio inicial, como no caso de Bolsonaro, a taxa de sucesso no tratamento é elevada.
A equipe que assina o comunicado é composta pelo chefe da equipe cirúrgica, Cláudio Birolini, pelo cardiologista Leandro Echenique, além dos diretores da unidade de saúde privada, Guilherme Meyer e Allisson Barcelos Borges, conforme informado pela Agência Brasil.
Histórico de saúde de Jair Bolsonaro nos últimos anos
Leia Também
Desde que deixou a Presidência da República, Jair Bolsonaro tem acumulado episódios de instabilidade clínica e passagens por hospitais. O ex-presidente enfrenta sequelas de uma facada sofrida em 2018, durante a campanha eleitoral, que resultaram em múltiplas cirurgias abdominais e internações recorrentes para tratar obstruções intestinais e dores persistentes.
Após a derrota eleitoral em 2022 e o processo que culminou em sua condenação pelo STF por participação na tentativa de golpe de Estado, Bolsonaro intensificou aparições em unidades médicas. No período, relatou episódios de mal-estar, dores intestinais, crises de pressão baixa e problemas renais, além das recentes apresentações de lesões cutâneas.
Leia mais sobre: Brasil
Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares