A Paraná Pesquisas ouviu 1.510 eleitores na Bahia que, na estimulada, colocaram o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva(PT) com 42,7% e, em segundo, Jair Bolsonaro (PSC) 12,8%. Em terceiro apareceu o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) COM 8,45. Os entrevistados responderam à pergunta: Se a eleição para presidente fosse hoje, e os candidatos fosse esses, em quem votaria?
Lula e Bolsonaro também foram mais citados pelos eleitores do Rio Grande do Sul, em recente pesquisa divulgada pela Paraná Pesquisas.
A ex-senadora Marina Silva (Rede) foi citada por 7,9% e o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, por 6,4%. Pelo PSDB, o prefeito de São Paulo, João Dória foi citado por 5,1% e o atual presidente Michel Temer recebeu 0,8%. Pelo DEM, senador Ronaldo Caiado foi citado por 0,5% e nenhum dos candidatos (11,5%). 3,9% não souberam responder.
No segundo cenário da pesquisa estimulada, com a inclusão de Geraldo Alckmin, governador de São Paulo, pelo PSDB, no lugar de João Dória, ele alcança apenas 4,3%. A liderança continua com Lula (42,7%) e Bolsonaro (13,4%).
Segundo a Paraná Pesquisas, o eleitor baiano tem uma imagem ruim da administração do presidente Michel Temer. 77,5% dos entrevistados avaliaram o governo do peemedebista como péssima ou ruim. Apenas 8,2% avaliaram como ótima ou boa. 12,7% disseram que o presidente tem um governo regular.
Leia Também
ACESSE o relatório integral da pesquisa, aqui.
Os baianos reprovam a gestão do presidente Temer com 85,1% das citações e somente 12,8% disseram que aprovam. 2,1% não opinaram.
A pesquisa ouviu eleitores da Bahia, maiores de 16 anos, com entrevistas pessoais em 70 municípios entre os dias 31 de maio e 04 de junho de 2017. Os dados foram estratificados por sexo, faixa etária, grau de escolaridade, nível econômico e posição geográfica entre 7 mesorregiões.
Leia mais sobre: Ciro Gomes / Eleições 2018 / Geraldo Alckmim / Jair Bolsonaro / Luís Inácio Lula da Silva / Brasil / Coluna Alta / Destaques