A Secretaria Nacional de Segurança Pública, ligada ao Ministério da Justiça, deflagrou nesta terça-feira (14) uma operação que bloqueou mais de 250 sites ilegais de streaming, jogos e música no Brasil, e países como Peru e Reino Unido. A informação é do site UOL.
A investigação aponta que ao todo foram 102 sites de streaming e jogos ilegais e 63 aplicativos de música foram bloqueados no Brasil, além de outros 100 bloqueios dinâmicos de domínios, evitando o espelhamento do material em páginas associadas.
Também foram cumpridos quatro mandados de prisão em Minas Gerais e mais um São Paulo contra donos dos domínios na internet. Já no Peru, foram bloqueados 72 sites dedicados à violação de direitos autorais e outros 25 no Reino Unido, segundo a Senasp.
A operação derrubou, ainda, seis canais em apps de mensagens com mais de 4 mil inscritos, nos quais eram compartilhadas músicas ainda não lançadas oficialmente. Todos os bloqueios foram determinados pela Justiça Federal.
A investigação foi conduzida pelo Laboratório de Operações Cibernéticas (Ciberlab), ligado ao Ministério da Justiça. O cumprimento dos mandados também tem como objetivo encontrar PCs e HDs com arquivos ilegais. A Polícia Civil faz parte da ação integrada.
Leia Também
Até o momento, quatro prisões em flagrante em São Paulo e uma temporária em Minas Gerais foram efetuadas. Os detidos podem pegar de dois a quatro anos de prisão e ter que pagar multa, além de responderem por associação criminosa e lavagem de dinheiro.
Leia mais sobre: ilegalidade / Ministério da Justiça / pirataria / Brasil / Destaques