PUBLICIDADE

Mudança em Lei: entenda por que o Dia do Índio se tornou o Dia dos Povos Indígenas

Grupo de indígenas Yanomami. (Foto: reprodução)

A partir deste ano todo 19 de abril será o “Dia dos Povos Indígenas”

Em 2022 foi o último ano em que se celebrou o Dia do Índio, lembrado em 19 de abril. A partir deste ano, o Brasil celebra neste dia o “Dia dos Povos Indígenas”. A mudança foi oficializada em Lei no mês de julho de 2022, pois a palavra “índio” já é considerada desacertada há um bom tempo por ser um termo genérico e não considerar a diversidade dos povos originários do país.

PUBLICIDADE

A mudança foi definida após anos de pedidos de defensores das causas e das próprias autoridades indígenas que queria a nomenclatura correta. Junto com a mudança de nome, vem também a justificativa pela mudança, que além de comemoração é de reinvindicação da luta dos povos originários pela sobrevivência desde a colonização do Brasil, exploração, escravidão até os genocídios que continuam acontecendo.

Além disso, o termo índio, segundo especialistas, é apenas a representação da visão dos colonizadores sobre a ideia de que os indígenas são atrasados e iguais, desconsiderando as diferenças como a língua e cultura. Já a “indígena” é significa “natural do lugar em que vive”, que mais se aproxima do termo correto.

PUBLICIDADE
Leia Também
Categorias: Brasil Destaques
Carlos Nathan: