A taxa de ocupação de leitos em UTIs destinados a pacientes com covid-19 subiu de 40,84% entre os dias 25 e 31 de dezembro de 2021 para 58,75% entre 8 e 14 de janeiro de 2022, avanço de 17,91 pontos porcentuais. Os dados foram reportados pelas instituições participantes da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp). Na mesma base comparativa, a ocupação de alas Covid passou de 47,31% para 77,07%, crescimento de 29,76 p.p.
O principal fator que impulsionou os avanços do índice foi o aumento de internações na região Sudeste, segundo a associação.
Para Antônio Britto, diretor-executivo da Anahp, apesar das altas registradas, o número de internações é considerado baixo, uma vez que a proporção de leitos Covid em relação ao total ainda é pequena.
“A cobertura vacinal da população está contribuindo muito para que os casos não sejam graves. O que notamos é um número grande pessoas contaminadas, mas que não se reflete na mesma proporção nas internações”, avalia o representante.
No entanto, Britto reforça a importância de manter o estado de atenção e cautela para que os índices sigam controlados e que seja ponderada a necessidade de abertura de novos leitos. (Por Elisa Calmon–Estadão Conteúdo).
Leia Também
Leia também:
- Escolas goianas podem voltar ao sistema híbrido; tema será discutido nesta sexta (21)
- Goiânia inicia vacina contra Covid-19 em crianças de 10 anos nesta quinta (20)
Leia mais sobre: Covid-19 / uti / Vagas hospitais / Brasil