Brasil • atualizado em 24/09/2025 às 14:40

PEC da Blindagem é rejeitada por unanimidade na CCJ do Senado

O relatório deve ir ao plenário da Casa, para ser votado ainda nesta quarta-feira (24)
Foto: Divulgação/Congresso Nacional
Foto: Divulgação/Congresso Nacional

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou, por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 3/2021, a chamada “PEC da Blindagem”. Todos os 27 senadores da CCJ votaram para rejeitar completamente a PEC.

A proposta previa autorização prévia da Câmara ou do Senado, por meio de voto secreto, para processar criminalmente deputados e senadores.

De acordo com o presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), o relatório aprovado, rejeitando a PEC, deve ir ao plenário da Casa ainda nesta quarta-feira. “Vamos ao Plenário, com compromisso do presidente Davi Alcolumbre [União-AP], de encerrar hoje essa votação e, sem dúvida nenhuma, rejeitar essa Proposta”, revelou, conforme publicado na Agência Brasil.

Aprovada por maioria de 353 votos no primeiro turno de votação no Plenário da Câmara, nenhum senador defendeu a PEC 3/2021 na CCJ do Senado. Mais de 20 senadores se inscreveram para falar contra a PEC, que foi alvo de protestos massivos no último domingo (21), tendo sido apelidada de “PEC da Bandidagem”.

Leia Também

Leia mais sobre: Brasil / Política

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares