Crimes na internet • atualizado em 08/10/2025 às 13:56

PF deflagra operação contra abuso infantil em todo o país

Forças de segurança cumprem mandados em 17 estados, incluindo Goiás, para identificar suspeitos de crimes sexuais contra crianças e adolescentes na internet
Foto: Divulgação/PF
Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal (PF), em conjunto com as polícias civis de 16 estados, deflagrou nesta quarta-feira (8) a Operação Nacional Proteção Integral III, voltada ao combate de crimes de abuso e exploração sexual infantil, especialmente os cometidos pela internet. Em Goiás, equipes da PF e da Polícia Civil também atuaram no cumprimento de mandados judiciais.

Segundo a corporação, 182 mandados de busca e apreensão e 11 de prisão preventiva foram expedidos em todo o país. Até o momento, 19 suspeitos foram presos em flagrante, duas menores apreendidas e uma vítima resgatada.

Participam da ação 617 policiais federais e 273 policiais civis dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, além do Distrito Federal.

Goiás integra força-tarefa nacional

Em Goiás, a operação contou com o apoio da Polícia Civil do Estado e faz parte de uma série de ações articuladas para fortalecer o enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes. O estado tem atuado de forma constante em operações conjuntas com a PF e o Ministério da Justiça, com foco no rastreamento de redes de compartilhamento de material pornográfico infantil.

Ação permanente de combate

A PF informou que esta é a terceira fase da Operação Proteção Integral, que teve etapas anteriores deflagradas em março e maio deste ano. Entre janeiro e setembro de 2025, a corporação cumpriu mais de 1,6 mil mandados de prisãocontra condenados por crimes sexuais.

Leia Também

“A integração entre forças de segurança é fundamental para proteger crianças e adolescentes e garantir que os responsáveis sejam identificados e punidos”, destacou a corporação em nota.

A Polícia Federal também reforçou o alerta a pais e responsáveis sobre a importância de acompanhar o uso da internet por menores, como forma de prevenir contatos inadequados e situações de risco.


Leia mais sobre: Brasil

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares