A primavera no hemisfério sul começa na madrugada deste sábado (23), mais precisamente às 3h50 da madrugada, junto ao pico da ondar de calor que assola grande parte do Brasil. É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono.
Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios. “Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
“No início da primavera, os dias terão aproximadamente o mesmo comprimento das noites. No hemisfério sul, os dias vão ficando cada vez maiores e as noites cada vez menores, até o maior dia do ano, que ocorre no início do verão, que neste ano será no dia 22 de dezembro”, explicou Josina Nascimento, astrônoma do Observatório Nacional.
Já sobre a onda de calor que atinge parte do Brasil, o pico, como informado anteriormente, está previsto para acontecer neste final de semana. As temperaturas vão aumentar ainda mais e Goiás é um dos estados mais afetados pelo evento climático.
Sábado (23), mesmo dia em que se inicia a primavera no Brasil, será o mais quente e, além de Goiás, os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo podem esperar por 40°C ou mais.Entre as capitais, a expectativa é de que Cuiabá atinja 43°C, Rio de Janeiro com máxima prevista de 41°C e Palmas podendo bater os 40°C.
Leia Também
Goiânia, por sua vez, registrou a tarde mais quente do ano até o momento, com 38,3°C e, neste final de semana também deve registrar 40°C. Cidades como Nova Crixás e Aruanã podem alcançar os 42°C.
Leia mais sobre: Brasil