Quem está perto de se aposentar precisa redobrar a atenção em 2026. A reforma da Previdência, promulgada em 2019, criou regras automáticas de transição que mudam todos os anos. Essas alterações afetam diretamente idade mínima, tempo de contribuição e critérios de pontuação. Neste ano, as mudanças atingem principalmente quem se aposenta por tempo de contribuição e os professores.
Tempo de contribuição
A regra de pontos, que substituiu o antigo modelo 86/96, sofreu novo ajuste em janeiro. Agora, mulheres precisam alcançar 93 pontos, enquanto homens devem atingir 103 pontos. A soma considera a idade do segurado e o tempo total de contribuição ao INSS.
No caso dos servidores públicos, a regra de pontuação segue o mesmo critério. No entanto, existem exigências adicionais. Homens precisam ter pelo menos 62 anos de idade e 35 anos de contribuição. Já as mulheres devem comprovar 57 anos de idade e 30 anos de contribuição. Além disso, ambos precisam ter 20 anos no serviço público e cinco anos no cargo.
Idade mínima
Outra regra de transição combina idade mínima com tempo elevado de contribuição. Em 2026, a idade mínima passou para 59 anos e meio para mulheres e 64 anos e meio para homens. Esse limite aumenta seis meses a cada ano. O objetivo é chegar, em 2031, a 62 anos para mulheres e 65 anos para homens.
Apesar disso, o tempo mínimo de contribuição não mudou. Mulheres continuam precisando de 30 anos, enquanto homens devem comprovar 35 anos.
Leia Também
Professores
Os professores seguem uma regra de transição específica. Ela considera apenas o tempo de contribuição na função de magistério e a idade mínima. Em 2026, as mulheres podem se aposentar a partir dos 54 anos e meio. Já os homens precisam ter, no mínimo, 59 anos e meio.
Assim como nas demais regras, a idade aumenta seis meses por ano. O limite será de 57 anos para mulheres e 60 anos para homens em 2031. Além disso, o tempo mínimo de contribuição segue em 25 anos para mulheres e 30 anos para homens. A regra vale para professores da iniciativa privada, da rede federal e de pequenos municípios.
Aposentadoria por idade
Desde 2023, a aposentadoria por idade funciona com regras definitivas. Homens precisam ter 65 anos de idade. Mulheres, por sua vez, devem atingir 62 anos. Para ambos, o tempo mínimo de contribuição é de 15 anos. Essa modalidade atende, principalmente, trabalhadores que contribuíram por menos tempo ao longo da vida.
INSS
Para facilitar o planejamento, o INSS oferece a simulação da aposentadoria pelo site e pelo aplicativo Meu INSS. O segurado consegue verificar idade, tempo de contribuição e quanto falta para se aposentar em cada regra. Além disso, o sistema permite baixar o resultado em PDF.
Por fim, algumas regras de transição já não valem mais em 2026. É o caso dos pedágios de 50% e de 100%. Essas regras foram totalmente cumpridas nos anos anteriores e não se aplicam a novos segurados.
Leia mais sobre: Brasil / Brasil
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares