Justiça • atualizado em 15/09/2023 às 12:17

STF condena primeiros réus julgados por ataques de 8 de janeiro; confira penas

Pela maioria dos votos, os ministros os enquadraram nos crimes de associação criminosa, golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito e mais
A princípio, foram três os julgados e condenados pelo STF até 17 anos de prisão. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)
A princípio, foram três os julgados e condenados pelo STF até 17 anos de prisão. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

O STF (Supremo Tribunal Federal) condenou, nesta quinta-feira (14), três dos réus julgados pelos ataques golpistas de 8 de janeiro. Pela maioria dos votos, os ministros os enquadraram nos crimes de associação criminosa, golpe de Estado, abolição do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado.

Além do julgamento, houve aplicação de multa de R$ 30 milhões para todos por danos morais coletivos a serem pagos de forma solidária pelos condenados. Os crimes foram imputados pela PGR (Procuradoria-Geral da República) e aceitos pelo ministro relator, Alexandre de Moraes.

Aécio Lúcio Costa Pereira, 51, foi condenado a 17 anos de prisão, sendo que 15 anos e 6 meses devem ser cumpridos em regime fechado e 1 ano e 6 meses em regime aberto. Matheus Lima de Carvalho Lázaro, 24, de Apucarana (PR), que também esteve no Congresso Nacional, teve a mesma pena.

O terceiro, Thiago de Assis Mathar, 43, foi condenado a 14 anos de prisão, sendo 12 e meio em reclusão. Mathar é de São José do Rio Preto e foi acusado pela procuradoria de furar o bloqueio policial e entrar no Palácio do Planalto.

Durante o julgamento houve, até mesmo, discussão entre os magistrados. Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e André Mendonça, chegaram a entrar em conflito sobre algumas decisões, mas logo os ânimos foram acalmados e todos se desculparam entre si.

Leia Também

Leia mais sobre: Brasil

Recomendado Para Você