Brasil • atualizado em 12/02/2025 às 13:23

Transparência no setor energético é ampliado em Goiás

Governo de Goiás amplia transparência com portal de informações do setor energético
Governo de Goiás amplia transparência com portal de informações do setor energético

Ferramenta permite acesso a dados como valores de tarifas, geração e consumo de energia elétrica, produção e consumo de biocombustíveis, entre outros

O Governo de Goiás lançou a página de informações do setor energético do estado no Portal da Transparência (transparencia.go.gov.br). A iniciativa é fruto da parceria entre Secretaria-Geral de Governo (SGG), Controladoria-Geral do Estado (CGE) e Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos (AGR) e visa ampliar a transparência e o acesso à informação.

A ferramenta reúne as principais informações de interesse dos cidadãos, permitindo o acesso a dados como geração e consumo de energia elétrica, produção e consumo de biocombustíveis, indicadores e metas do setor, além de dados detalhados sobre tarifas. Indicadores de interrupção de energia e um canal para manifestações da população também estão disponíveis no portal.

“O Portal da Transparência do setor energético goiano fornece informações claras e acessíveis sobre a energia no estado, fortalecendo a transparência e o controle social”, destaca o subsecretário de Energia, Telecomunicações e Cidades Inteligentes da SGG, Renato Lyra.

O secretário chefe da CGE, Marcos Tadeu de Andrade, reforça a importância da expansão das informações no Portal da Transparência. “A energia é o segundo tema, após a implementação de dados sobre transporte coletivo na região metropolitana de Goiânia. Nosso objetivo é contemplar outras políticas públicas e o saneamento é a próxima etapa prevista”, revela.

Leia Também

Para o presidente da AGR, Wagner Oliveira Gomes, os cidadãos terão acesso detalhado sobre as empresas prestadoras desse serviço nos últimos dois anos. “As distribuidoras como a Chesp e a Equatorial, que estão sob o Plano de Resultados até 2028, poderão ser monitoradas de acordo com os indicadores operacionais. Assim, será possível acompanhar a evolução dos indicadores de disponibilidade de energia, bem como de frequência de interrupção, além de esclarecimentos sobre as faturas”, disse.

Fotos: Ana Luiza Carvalho


Leia mais sobre: / Brasil / Goiás

Recomendado Para Você

[ajax_load_more id="relacionados" loading_style="blue" container_type="div" css_classes="row" post_type="post" posts_per_page="10" category__and="389" post__not_in="78132" destroy_after="5" placeholder="true" button_label="Carregar Mais" button_loading_label="Carregando Mais Artigos" button_done_label="Fim dos Artigos Relacionados" archive="true"]