Internacionalização • atualizado em 05/01/2026 às 17:00

Alunos das Escolas do Futuro iniciam intercâmbio na Austrália pelo programa Goiás Pelo Mundo

Primeira turma desembarca em Sydney para curso intensivo de inglês e atividades acadêmicas; iniciativa prevê mais de 2 mil intercâmbios internacionais em cinco anos
Foto: Secti
Foto: Secti

Estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) desembarcaram em Sydney, na Austrália, neste domingo (4), para um intercâmbio de um mês com despesas integralmente custeadas pelo Governo de Goiás. A permanência dos 39 alunos no país vai até 31 de janeiro de 2026 e integra a primeira ação do programa Goiás Pelo Mundo, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

Os alunos participarão de curso imersivo de inglês em instituição de referência, além de visitas técnicas e atividades culturais guiadas. A proposta é fortalecer competências linguísticas, interculturais e socioemocionais de jovens em formação para o mercado de trabalho.

Do total de participantes, 31 foram selecionados pelo desempenho em cursos de tecnologia das EFGs. Outros oito conquistaram vaga após vencerem a primeira edição da Olimpíada de Inteligência Artificial, realizada em 2024 pela Secti em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia).

Segundo a Secti, o Goiás Pelo Mundo deve beneficiar mais de 2 mil goianos nos próximos cinco anos, com oportunidades de intercâmbio para estudantes, professores, pesquisadores e servidores públicos, além de bolsas de estudo e apoio a missões acadêmicas e científicas no exterior.

O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirma que o programa amplia o acesso de jovens talentos, especialmente de baixa renda, a experiências internacionais. “Os estudantes estão hospedados em um distrito tecnológico de Sydney, próximos a universidades de referência global, e estudam em uma das principais escolas de inglês do país”, disse.

Leia Também

Mestrado internacional

Além dos intercâmbios de curta duração, o programa prevê bolsas e crédito subsidiado para mestrado em universidades de destaque mundial, por meio de parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Trajetórias. O primeiro edital está previsto para fevereiro.

Entre as instituições listadas estão University College London e London School of Economics, no Reino Unido; École Polytechnique, na França; Hertie School, na Alemanha; Yale University, nos Estados Unidos; e Tsinghua Shenzhen, na China. O programa também contempla apoio a pesquisadores em missões internacionais e incentivo à participação de goianos em competições e eventos acadêmicos no exterior.


Leia mais sobre: Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares