Estudantes das Escolas do Futuro de Goiás (EFGs) desembarcaram em Sydney, na Austrália, neste domingo (4), para um intercâmbio de um mês com despesas integralmente custeadas pelo Governo de Goiás. A permanência dos 39 alunos no país vai até 31 de janeiro de 2026 e integra a primeira ação do programa Goiás Pelo Mundo, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Os alunos participarão de curso imersivo de inglês em instituição de referência, além de visitas técnicas e atividades culturais guiadas. A proposta é fortalecer competências linguísticas, interculturais e socioemocionais de jovens em formação para o mercado de trabalho.
Do total de participantes, 31 foram selecionados pelo desempenho em cursos de tecnologia das EFGs. Outros oito conquistaram vaga após vencerem a primeira edição da Olimpíada de Inteligência Artificial, realizada em 2024 pela Secti em parceria com o Centro de Excelência em Inteligência Artificial (Ceia).
Segundo a Secti, o Goiás Pelo Mundo deve beneficiar mais de 2 mil goianos nos próximos cinco anos, com oportunidades de intercâmbio para estudantes, professores, pesquisadores e servidores públicos, além de bolsas de estudo e apoio a missões acadêmicas e científicas no exterior.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, afirma que o programa amplia o acesso de jovens talentos, especialmente de baixa renda, a experiências internacionais. “Os estudantes estão hospedados em um distrito tecnológico de Sydney, próximos a universidades de referência global, e estudam em uma das principais escolas de inglês do país”, disse.
Leia Também
Mestrado internacional
Além dos intercâmbios de curta duração, o programa prevê bolsas e crédito subsidiado para mestrado em universidades de destaque mundial, por meio de parceria entre o Governo de Goiás e o Instituto Trajetórias. O primeiro edital está previsto para fevereiro.
Entre as instituições listadas estão University College London e London School of Economics, no Reino Unido; École Polytechnique, na França; Hertie School, na Alemanha; Yale University, nos Estados Unidos; e Tsinghua Shenzhen, na China. O programa também contempla apoio a pesquisadores em missões internacionais e incentivo à participação de goianos em competições e eventos acadêmicos no exterior.
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares