Cidades • atualizado em 19/02/2021 às 18:10

“As pessoas precisam se conscientizar da realidade”, afirma Caiado sobre disseminação da Covid-19

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, afirmou nesta sexta-feira (19), que as novas variantes da Covid-19, já presentes no Estado, são mais agressivas e é necessária conscientização por parte das pessoas para que a disseminação seja contida. A afirmação foi feira durante o Programa Caiado ao Vivo, transmitido todas às sextas-feiras, em suas redes sociais.

Ronaldo Caiado explicou que a taxa de contaminação permanece alta no estado e pediu conscientização por parte da população goiana. “As pessoas precisam se conscientizar dessa realidade. Esse é o ponto que nós estamos pedindo”, disse.

Com taxa de 89,2% dos leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no Estado ocupados, o governador alegou que as pessoas devem ter responsabilidade e não confundir o direito de ir e vir, com a liberdade de disseminar o coronavírus, com festividades e aglomerações.

“O que nós vimos acontecer nesse feriado de carnaval é algo que choca as pessoas, porque, poxa, total desrespeito à vida. As pessoas confundem aquela liberdade dele de ir e vir com a liberdade de poder disseminar vírus. Uma coisa é a pessoa ter o direito de ir e vir, outra coisa é a pessoa ter a noção de que existe uma política de controle, epidemiológico, também, daquilo que está acarretando o óbito de milhares e milhares de pessoas”, lamentou.

Ronaldo Caiado explicou que as regras precisam ser cumpridas, neste momento, chegando a comparar situações como dos pontos de transporte coletivo, onde o cidadão cumpre um distanciamento e faz a utilização de máscaras de proteção, com um bar, onde as pessoas ficam reunidas, sem nenhuma proteção. “No barzinho, ele tá sem máscara, ele tá bebendo, ele tá falando perto da pessoa. Lógico que são gotículas que atingem as pessoas que estão na mesa. E aí dissemina o vírus”, pontua.

Leia Também

Na última quarta-feira (17), o governo de Goiás se reuniu com prefeitos e autoridades dos 246 municípios goianos. Na ocasião, a Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO), apresentou um mapa epidemiológico, contendo informações de locais com situações de calamidade, críticos e em alerta, pela Covid-19, além de nota-técnica, para que medidas sejam estabelecidas com o objetivo de diminuir a taxa de contaminação do vírus no Estado.

Durante a live desta sexta-feira, Ronaldo Caiado ressaltou que esta foi, também, uma exigência do Ministério Público e que as regras devem ser aplicadas em todo o Estado, para que não haja um maior número de óbitos. O governador afirmou, ainda, que está prevista para a partir do dia 23, entrega de novos lotes de vacinas, com 160.000 doses para dar continuidade à imunização aos grupos prioritários em Goiás.


Leia mais sobre: / / / / Cidades / Goiás

Recomendado Para Você