Uma audiência pública sobre incentivos fiscais do setor sucroenergético em Goiás acontece nesta terça-feira (01/10) na Assembleia Legislativa do Estado de Goiás. Estarão presentes autoridades, representantes de entidades e trabalhadores de toda a cadeia produtiva de etanol, açucar e bioeletricidade de Goiás.
O evento acontece em função de estar em tramitação no legislativo goiano, um projeto de Lei que se aprovado afetará toda a cadeia produtiva e também o consumidor de combustíveis. Há risco inclusive para os empregos existentes e prejuízo a novos investimentos no setor em Goiás.
O setor sucroenergético tem 35 usinas em operação instaladas em 29 municípios goianos e com influência em mais de 50 municípios. Goiás é o segundo maior produtor brasileiro de cana-de-açúcar e de etanol e está em quarto lugar na produção de açúcar. São gerados pelas usinas 60 mil empregos diretos e outros 250 mil postos de trabalho indiretos.
O setor tem relevante papel na economia e na qualidade de vida das comunidades. Em vários municípios é o principal empregador como: Perolândia, Serranópolis, Chapadão do Céu, Carmo do Rio Verde, Rubiataba, Vicentinópolis, Edéia, Indiara, Goianésia, Maurilândia, Santo Antônio da Barra, Santa Helena, Montes Claros, Acreúna, Vila Boa e Montes Claros. Em Mineiros, Jataí, Goiatuba e Itumbiara as usinas sucroenergéticas também se destacam como propulsoras de desenvolvimento.
Leia Também
Leia mais sobre: audiência pública / Incentivos Fiscais / setor sucroenergético / Cidades / Notícias