O prazo para cadastramento e recadastramento do Passe Livre Estudantil termina no dia 31 de outubro. A data limite que antes era sempre em novembro, está sendo antecipada para que a Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) possa implantar um sistema mais moderno em relação as recargas.
Desde o mês de janeiro, estudantes estão com acesso ao sistema para adesão e atualização de dados cadastrais, ininterruptamente, em uma ação inédita devido o calendário escolar atípico ocasionado pela pandemia da Covid-19. Até o momento, 82 mil estudantes já efetuaram o procedimento.
Ao todo, os estudantes são contemplados com 48 viagens por mês para deslocamento de ida e volta de casa à instituição de ensino. O saldo do cartão não é cumulativo. Portanto, se o estudante não utilizar todos os créditos, no mês vigente, no seguinte é depositada apenas a diferença para completar 48 viagens.
Estudantes de Goiânia e Região Metropolitana podem solicitar o Passe Livre. A cobertura abrange as cidades de Abadia de Goiás, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Goianápolis, Goiânia, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de Goiás e Trindade.
Saiba como fazer o cadastro do passe livre estudantil?
Para alunos de Goiânia e Região Metropolitana, o cadastro e o recadastro são realizados pelo site www.juventude.go.gov.br, sendo aprovado o cartão fica pronto em 15 dias. O estudante é comunicado via e-mail e o cartão deve ser retirado na unidade do Vapt Vupt escolhida no ato da inscrição e precisa ser agendada antes pelo site www.vaptvupt.go.gov.br/agendamento.
Leia Também
Para o estudante de Anápolis já cadastrado, ele deverá procurar a instituição de ensino em que está matriculado para que ela envie a solicitação à Urban, empresa de transporte que opera na cidade. Para os que ainda não são contemplados, o cadastro é presencial e deve ser realizado na sala de atendimento do Passe Livre – Urban, localizada na Rua General Joaquim Inácio, nº 206, na sede da SEMDS. É necessário levar cópias de CPF, RG, comprovante de endereço, comprovante de matrícula e foto 3×4.
Após a aprovação da solicitação, o cartão poderá ser retirado no prazo de 7 dias, a contar da data do pedido formal, na unidade de referência do terminal urbano de Anápolis, que fica na Rua Tônico de Pina, Setor Central.
Em Anápolis, todos os contemplados devem fazer a ativação do benefício junto ao governo, nas unidades do Vapt Vup, agendando pelo site www.vaptvutp.go.gov.br/agendamento.
Para mais informações, basta entrar em contato nos seguintes telefones: (62) 3201-9748 (Ligação/WhatsApp), (62) 98306-0294 (WhatsApp), 0800.648.2222 (Redmob).