Goiás registrou, pelo sétimo ano consecutivo, redução nos principais índices de criminalidade. Os dados constam em balanço apresentado nesta segunda-feira (19), no Auditório Mauro Borges, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia. O levantamento foi elaborado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) e compara os indicadores de 2018 a 2025.
De acordo com o relatório, houve queda sustentada e contínua em diferentes modalidades de roubo no período analisado. O roubo de cargas recuou 97%, o de veículos, 95%, o roubo a transeuntes, 92%, e o roubo em estabelecimentos comerciais, 91%. O roubo a instituições financeiras, conhecido como “novo cangaço”, não registrou ocorrências nos últimos anos, o que representa redução de 100%.
Os crimes contra a vida também apresentaram diminuição. O latrocínio teve queda de 82%, o homicídio doloso, de 62%, a lesão corporal seguida de morte, de 54%, e o homicídio tentado, de 28%. Segundo a SSP, em 109 municípios goianos não houve registro de homicídio consumado ao longo do último ano. No mesmo intervalo, os furtos de veículos caíram 71%, os furtos em residências, 52%, e os furtos em propriedades rurais, 39%. Os registros de estupro tiveram redução de 8%.
Durante a apresentação, o governador Ronaldo Caiado afirmou que os resultados refletem a atuação integrada das forças de segurança pública no estado. O vice-governador Daniel Vilela atribuiu os avanços aos investimentos em infraestrutura, equipamentos e capacitação das polícias e anunciou que o governo pretende lançar, na próxima semana, um sistema de inteligência artificial voltado ao combate ao crime.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum, afirmou que a estratégia adotada busca manter a produtividade das forças policiais, com ações contínuas de integração, inteligência e controle do tráfico de drogas.
Leia Também
Mais números
Outro recorte do levantamento compara os anos de 2025 e 2024 e aponta redução em diversos crimes. Entre os destaques estão a queda no roubo de cargas (-48%), roubo a transeuntes (-34%), roubo de veículos (-33%), roubo em comércio (-30%) e homicídio doloso (-16%). Também houve diminuição nos registros de furtos, roubos em áreas rurais e casos de estupro (-6%).
Durante o evento, representantes das forças de segurança apresentaram dados específicos de 2025. Segundo a Polícia Militar, houve média diária de 21 foragidos recapturados e de 10 armas de fogo apreendidas. A corporação também informou a apreensão de 54 toneladas de drogas, sendo 12 toneladas fora do estado, em ações integradas com outras polícias.
Já a Polícia Civil informou a realização de 7.942 operações policiais em 2025, um aumento de 9% em relação ao ano anterior, sendo 139 delas fora de Goiás. A taxa de elucidação de homicídios chegou a 92%. O delegado-geral André Ganga destacou ainda a reestruturação da Divisão de Operações Aéreas, que voltou a operar com a entrega de um helicóptero à corporação em dezembro do ano passado.
Leia mais sobre: Cidades
Altair Tavares
Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares