Saúde pública • atualizado em 09/09/2025 às 10:09

Caiado assina acordo que amplia diagnóstico precoce para câncer de mama em Goiás

O governador Ronaldo Caiado (UB) assinou nesta segunda-feira (08/09), no Palácio Pedro Ludovico Teixeira, termo de cooperação com o Instituto Natura para apoiar o Programa Goiás Todo Rosa, da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).

O programa tem o objetivo de ampliar o diagnóstico precoce do câncer de mama e reduzir a mortalidade, fator comemorado pelo governador.

“Goiás é, mais uma vez, pioneiro em políticas públicas que salvam vidas. Com o apoio do Instituto Natura, vamos ampliar o Programa Goiás Todo Rosa e oferecer às mulheres goianas ainda mais acesso ao diagnóstico precoce e ao acompanhamento especializado no combate ao câncer de mama e de ovário. Essa é uma ação concreta do nosso governo, que une ciência, responsabilidade social e cuidado com as famílias goianas. Nosso compromisso é com a vida”.

A capacitação profissional, de acordo com a médica mastologista e técnica responsável pelo Goiás Todo Rosa na Secretaria de Saúde, Rosemar Macedo Sousa, é um estímulo para que amplie a cobertura de mamografia.

“Muitas mulheres têm medo de fazer o exame, então nós não estamos fazendo capacitação apenas para médicos e enfermeiros, mas também para o agente comunitário”, disse.

Leia Também

A superintendente de Políticas e Atenção Integral à Saúde, Amanda Melo, destacou a importância da parceria do Estado de Goiás com o Instituto Natura na construção da política estadual e os compromissos quanto à prevenção e organização de assistência e linha de cuidado dos pacientes que sofrem com a doença.

“Hoje nós fazemos o rastreamento de oito genes, então a gente tem a possibilidade de prevenir não só câncer de mama, mas outros tipos de câncer também”, explicou.

A superintendente do Instituto Natura, Maria Slemenson, ressaltou que busca a parceria com o estado para a diminuição da mortalidade das mulheres por câncer de mama.

“Goiás já desponta no Brasil como estado de referência no enfrentamento, no cuidado das mulheres, na atenção à saúde das mamas. O Instituto Natura vem fortalecer a política Goiás Todo Rosa para que a gente possa dar passos ainda mais consistentes nessa temática”, frisou.

Conforme informado pela gerente do Instituto, há um planejamento de implementação de formação para os agentes que vão fazer a mamografia, desde o posicionamento das mulheres até a leitura do exame.

“A ideia é que juntos a gente construa esse trabalho. Quando a gente fala da taxa de cobertura mamográfica do estado de Goiás é um grande desafio a gente entender qual é a realidade do estado, porque no fim do dia quem tem que passar esse dado é o município”, finaliza.

Goiás Todo Rosa

O Goiás Todo Rosa tem a missão de transformar a jornada da paciente oncológica no estado, garantindo às mulheres goianas e seus familiares o acesso ao painel genético para câncer de mama e ovário hereditário.

Goiás foi o primeiro estado a oferecer a tecnologia dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), disponível na UFG.

O teste genético já foi realizado por 533 pessoas, com uma taxa de 30% de positividade, possibilitando estratégias de tratamento e prevenção mais eficazes e personalizadas. O programa também conta com as ações de capacitação para profissionais da atenção primária e especializada com foco no câncer de mama, atividades que já aconteceram nas cinco macrorregiões do estado


Leia mais sobre: Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares