Gestão estadual • atualizado em 17/12/2025 às 11:44

Caiado enaltece papel do MPGO e da DPE-GO no resgate fiscal de Goiás

O governador recebeu representantes das entidades de defesa da ordem jurídica em momento de confraternização no Palácio das Esmeraldas
Foto: Walter Folador
Foto: Walter Folador

A parceria inédita entre poderes públicos constituídos e a conjunção de forças que viabilizou de forma efetiva o resgate fiscal de Goiás ganharam destaque na fala do governador Ronaldo Caiado durante encontro com representantes do Ministério Público de Goiás (MP-GO) e da Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), nesta terça-feira (16/12), no Palácio das Esmeraldas, em Goiânia. A coordenadora do Goiás Social, primeira-dama Gracinha Caiado, também participou do evento.

“Vocês participaram da recuperação de Goiás. Foi inédita a parceria com vocês. Todos os Poderes – Assembleia Legislativa, Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria Pública, Tribunal de Contas – abriram mão de 25% do duodécimo, para que nós pudéssemos alcançar uma condição de iniciar o pagamento dos servidores”, relembrou Caiado. “Eu acredito na gestão e na parceria. Enorme a nossa condição de poder avançar, com dados concretos”, disse.

Em contrapartida, frisou o governador, houve total cuidado em relação ao repasse do respectivo duodécimo às instituições. “Devolver Goiás aos goianos é o meu compromisso. Graças a essa parceria e respeito que sempre tivemos, jamais atrasei um dia qualquer tipo de pagamento, sobretudo dos servidores, e agora tenho aqui o reconhecimento. É grande a responsabilidade no comando de um Estado e na manutenção do equilíbrio fiscal. Poder planejar o seu desenvolvimento e bancar todos os compromissos assumidos na sua gestão. Mas hoje nós temos um estado que passa a ser referência”, refletiu.

Gracinha Caiado, por sua vez, pontuou iniciativas como o programa Meu Pai Tem Nome, para fornecimento de exames de DNA, por meio da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Falou também a atuação das entidades no Goiás Social, em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), para exemplificar a relevância do trabalho integrado entre governo, MPGO e DPEGO. A primeira-dama destacou a harmonia institucional como essencial para os avanços obtidos globalmente ao longo da gestão.

“Hoje minhas palavras são de gratidão por mais um ano de parceria institucional e diálogo respeitoso e construtivo com o Ministério Público de Goiás e a Defensoria Pública do Estado. Essas instituições são fundamentais para a nossa democracia e para o bem e qualidade de vida da população de Goiás”, disse Gracinha. “Sou advogada por formação e tenho um profundo respeito e admiração por essas duas instituições que garantem direitos, promovem a justiça, fiscalizam e orientam”, disse.

Leia Também

Números
Em 2025, o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) realizou 23 operações e apoios a ações de outros Ministérios Públicos, acompanhou 231 processos, cumpriu 34 mandados de prisão e 16 mandados de busca e apreensão. O MP-GO acumula no mesmo período mais de 4,1 milhões de atuações processuais, além de cerca de 118 mil atendimentos à população. Procurador-geral de Justiça de Goiás, Cyro Terra Peres compartilhou a eficácia com Caiado e Gracinha, reconhecendo-os pelos sete anos de empenho e dedicação.

“É tarefa do Ministério Público defender o nosso povo, e não há maior satisfação do que ver os direitos da população atendidos. Vocês conseguiram avanços extraordinários para o nosso Estado em todos os campos. Agradeço por essa dedicação, que foi muito além do exercício do mandato, foi a dedicação de quem ama profundamente o seu povo e trabalha por ele”, afirmou Cyro, ao enfatizar a recuperação fiscal do Estado.

Já a DPE atua em Goiás por meio de suas unidades instaladas em sete municípios (Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Inhumas, Trindade, Luziânia e Valparaíso de Goiás). Ao todo, mais de 816 mil atendimentos foram realizados nestes espaços. Em parceria com o Goiás Social, a caravana Defensoria Itinerante levou os serviços da entidade a mais 15 mil pessoas em 62 cidades.

O defensor público-geral do Estado, Tiago Gregório Fernandes, frisou que a liderança, capacidade de diálogo e sintonia de Caiado com os demais Poderes criaram um “ambiente institucional fértil, onde a Defensoria Pública pôde inovar e servir o que tem de melhor”. Saudou Gracinha pelo “olhar social, sensível e transformador”, decisivo para que ações chegassem mais longe e mais humanas.


Leia mais sobre: Cidades