PUBLICIDADE

Caiado lança campanha e pede rigor no combate a dengue: “Precisamos de ações enérgicas”

Caiado assina protocolo de combate a dengue (Foto: Divulgação)

O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) lançou na manhã nesta sexta-feira (26) a estratégia dos Gabinetes contra a Dengue para todo o estado de Goiás. O evento realizado na Sala de Situação do Palácio Pedro Ludovico Teixeira, em Goiânia, contou com a participação do novo secretário de Saúde do Governo de Goiás, Rasível dos Reis que foi apresentado à imprensa.

“Precisamos de ações enérgicas contra a proliferação do vírus da dengue. É um pedido que faço. Todos os agentes de saúde e epidemias devem visitar as casas para que o paciente não chegue a um quadro irreversível. Cada um deve se esforçar”, alertou o governador Ronaldo Caiado. 

PUBLICIDADE

Atualmente, a instalação da estrutura de combate ao mosquito Aedes aegypti foi recomendada emergencialmente a 123 municípios goianos considerados de alto risco. Com a implantação dos gabinetes em todos os municípios, o objetivo é aumentar a efetividade das ações de prevenção e controle da dengue, zika e chikungunya.

Os gabinetes serão coordenados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) e pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com o Governo de Goiás. Eles serão responsáveis por monitorar o número de casos de arboviroses, acompanhar as ações de vigilância e propor medidas para o controle do mosquito.

PUBLICIDADE

“É uma ação conjunta. Cada prefeito e prefeita tem muito mais capacidade de mobilizar suas estruturas municipais. Quero dizer a você que o Estado de Goiás está 100% mobilizado. Quero agradecer os empresários que estão fazendo doações… Soro fisiológico, água potável, repelentes… Tudo isso será distribuído por nossa Secretaria de Saúde e do nosso Corpo de Bombeiros”, pontuou.

Leia Também

As informações dos gabinetes serão compartilhadas entre estados e prefeituras 24 horas por dia. Isso permitirá que as autoridades de saúde tomem decisões mais rápidas e eficazes para o enfrentamento da epidemia.

PUBLICIDADE

“São ações que vão referenciar resultados. Não queremos que haja contaminação com dengue. Mas tendo, vamos evitar que os casos se agravem e evoluam ao óbito”, salientou o governador.

Categorias: Cidades
Redação - Altair Tavares: