O governador Ronaldo Caiado puxou, nesta segunda, 25, os órgãos públicos estaduais e municipais para discutir um projeto de revitalização da Praça Cívica. Ele reuniu a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Goiás, Salma Saddi, além de representantes da Prefeitura de Goiânia, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. No entanto, Iris Rezende não participou do encontro.
Caiado quer unir forças para “apresentar o bem público corretamente ao povo”. Caiado frisou que zelar pela conservação da praça ou de qualquer outro patrimônio cultural é obrigação dos gestores em todas as esferas, para que as pessoas possam conviver com sua própria história.
“Ter um governador que fica de madrugada observando o que está acontecendo na Praça é um diferencial”.
(Aristóteles de Paula, pres. da Comurg)
“Vamos recuperar todo o patrimônio, independente de quem o tenha feito. Quero total sintonia por parte de nossos secretários, a exemplo da sintonia que tenho com o prefeito. Temos que ter a noção maior da história de Goiás e de que aquilo que é do Estado precisa ser preservado”, afirmou.
Leia Também
O governador lembrou que Goiânia sempre foi conhecida nacionalmente por ser uma cidade florida e bem cuidada, e reforçou que é necessário desenvolver o espírito de goianidade e de conscientização da sociedade sobre a valorização dos bens que são de todos.
“Precisamos enfrentar essa cultura de depredação do patrimônio público. Temos que criar um ambiente acolhedor para as famílias. Dar maior conforto aos trabalhadores que estão voltando para casa”, pontuou.
A ideia de propor a reunião é fruto de um passeio do governador, no domingo retrasado (17/3), à Praça Cívica. A atividade já virou rotina de Caiado e Gracinha, quando dispõem de tempo livre em sua agenda.
Presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Aristóteles de Paula destacou a relevância desse trabalho integrado entre Estado e municípios. “Essa proximidade não é tão comum, por isso ficamos muito felizes. A Prefeitura tem total compromisso com o projeto de dar vida à Praça Cívica. Temos que aproveitar. Ter um governador que fica de madrugada observando o que está acontecendo na Praça é um diferencial”.
O secretário municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), Fernando Santana, frisou que Goiânia tem muito a ganhar com Ronaldo Caiado, um gestor que se preocupa com as “questões da nossa capital”.
Também participaram da reunião, os secretários de Estado Rafael Rahif (Esporte), de Cultura (Edival Lourenço), coronel Newton Nery de Castilho (Casa Militar); os secretários municipais Gilberto Martins (Meio Ambiente) e de Cultura (Kleber Adorno); o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Mateus; e os superintendentes major Queren Hapuque de Leles (Administração do Palácio das Esmeraldas) e Azor Henrique Mendonça Ferro (Patrimônio Histórico e Artístico).