Com a onda de ‘calorão’ que assola as cidades goianas, o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) prevê queda nas temperaturas na virada do mês de setembro para outubro. Quem explica como se dará às mudanças climáticas é o gerente do órgão, André Amorim.
Ele garante que as altas temperaturas permaneceram em Goiás ao longo deste final de semana e nos próximos dias, mas na próxima semana – entre o fim de setembro e o começo de outubro, uma massa de ar frio deve chegar no estado e bloquear um “sistema de alta pressão” que assola as cidades goianas.
“Imagine um ventilador ao contrário. Em vez dele trazer ou refrigerar, ele está expulsando a frente fria e com isso ele dificulta as frentes de chuva e mantém o ar quente na superfície. Com isso, o calorão e a umidade relativa do ar caindo e entram em estado de alerta em decorrência do ar seco”, explica Amorim.
No entanto, ele destaca que isso deve ter um fim em breve. “Na virada do mês, entre setembro e outubro, teremos um avanço da frente fria que promete quebrar essa massa de ar seco. Aí sim, teremos uma baixa temperatura”, explica. “Quando isso acontece, é inevitável que tempestades aconteçam”, alerta.