SOCORRO FINANCEIRO • atualizado em 15/11/2023 às 11:53

Comissão da Câmara de Goiânia aprova aporte milionário à Comurg

A matéria agora depende do último turno de votação no plenário, antes de seguir para sanção do Executivo
Coleta da Comurg (Foto: Divulgação)
Coleta da Comurg (Foto: Divulgação)

A Comissão de Finanças, Orçamento e Economia da Câmara Municipal de Goiânia aprovou, nesta terça-feira (14/11), projeto de lei do prefeito de Goiânia Rogério Cruz (Republicanos) que prevê o aporte de R$ 68 milhões da gestão municipal à Comurg.

A matéria agora depende do último turno de votação no plenário, antes de seguir para sanção do Executivo. O líder do prefeito, vereador Anselmo Pereira (MDB), defende que parte da verba seja usada para pagar dívida da companhia com o Imas, Instituto de Assistência à Saúde e Social dos Servidores Municipais.

Segundo o texto, o auxílio segue decisão do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal da companhia e se baseia na necessidade de recompor o capital da empresa. Também na legislação societária que determina que o sócio majoritário, o município de Goiânia, fique responsável pelo repasse.

O Executivo argumenta que a medida é essencial para revitalizar a saúde financeira e otimizar as operações da Comurg, considerando o inegável interesse público dos serviços prestados pela companhia, como limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos, manutenção e conservação das vias públicas.

A Comurg é responsável pela prestação de serviços de limpeza urbana, coleta e destinação de resíduos, manutenção e conservação das vias públicas, entre outros. A empresa possui cerca de 2.500 funcionários e atende a uma população de mais de 2 milhões de habitantes.

Leia Também

A aprovação do aporte financeiro pela Comissão de Finanças de acordo com a Prefeitura de Goiânia, é um passo importante para a Comurg, que enfrenta dificuldades financeiras há alguns anos. A empresa possui uma dívida de mais de R$ 1,3 bilhão, segundo o relatório da Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Comurg.

A expectativa é que o projeto de lei seja aprovado no plenário da Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Rogério Cruz (Republicanos). Com isso, a Comurg poderá receber o aporte financeiro e iniciar o processo de recuperação econômica.


Leia mais sobre: Cidades

Recomendado Para Você