Cidades

Daniel Vilela destaca protagonismo agrícola de Goianápolis na 39ª edição da Festa do Tomate

Daniel Vilela destaca protagonismo agrícola de Goianápolis na 39ª edição da Festa do Tomate
Daniel Vilela destaca protagonismo agrícola de Goianápolis na 39ª edição da Festa do Tomate

O governador em exercício, Daniel Vilela, prestigiou a abertura da 39ª edição da Festa do Tomate, realizada a partir desta quarta-feira (16/7) no Parque de Exposições de Goianápolis, considerada a Capital Estadual do Tomate. “Essa festa é um simbolismo, Goianápolis é o maior produtor de tomate de mesa, aqui é o berço dessa história, dessa produção. Como agentes políticos, precisamos estar presentes em momentos como esse, que enaltecem e reconhecem a importância e particularidade de cada município do nosso estado”, disse.

Atualmente, aproximadamente 70% da safra de tomate produzida no município é comercializada diretamente no Ceasa, em Goiânia. O restante da produção é enviado em cargas fechadas para fora do estado, principalmente para São Paulo e Curitiba.

O evento segue até o dia 20 de julho e este ano são esperadas aproximadamente 40 mil pessoas durante os cinco dias de festa. “Preparamos a Festa do Tomate com muita alegria e organização. Vamos trazer grandes shows como Eduardo Costa e Edson e Hudson. Vamos ter uma semana de muita festa para celebrar a maior fonte de geração de empregos em Goianápolis”, afirmou o prefeito Jeová Leite.

Em junho de 2024, o plenário da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) aprovou a inclusão da Festa do Tomate no Calendário Cívico e Cultural do estado.

Produção

Goiás é o maior produtor de tomate do Brasil e, segundo a edição de fevereiro do Agro em Dados, publicado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a safra estadual alcançou 1,4 milhão de toneladas no último ano. O volume representa 31,4% da produção nacional.

Leia Também

O estado possui a maior produtividade do país, com cerca de 93,4 toneladas por hectare, conquistando um desempenho 23,5% superior à média nacional. Além disso, em 2024 Goiás embarcou 1,5 mil toneladas de tomate e seus derivados para o mercado externo, sendo os principais destinos Uruguai, Paraguai, Venezuela e Bolívia.

Fotos: Adalberto Ruchelle


Leia mais sobre: / Cidades

Altair Tavares

Editor do Ciberjornal que sucedeu desde fevereiro de 2025 todo o conteúdo do blog www.altairtavares.com.br . Atuante no webjornalismo desde 2000. Repórter, comentarista e analista de política. Perfil nas redes sociais: @altairtavares